Tessa Virtue e Scott Moir

quinta-feira, 19 de abril de 2018
Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar da dupla de dança canadense Tessa Virtue e Scott Moir, bi-campeões olímpicos na categoria dança no gelo.

Fonte

Tessa nasceu na cidade de London, no Canadá, em 1989. Scott nasceu na mesma cidade, dois anos antes. Eles se conhecem desde crianças. Ambos patinavam e o tio de Scott era treinador de Tessa.

Aos 9 anos, Tessa teve que tomar uma importante decisão. Ela foi chamada para integrar a prestigiada Escola Nacional de Balé e recusou para dar seguimento à sua carreira como patinadora.

A carreira deles como patinadores começou a  ganhar destaque na temporada 2003-2004, com a primeira participação no Grand Prix Júnior, tendo como resultados um 4º e um 6º lugares. Na mesma temporada, eles venceram o campeonato júnior canadense e ficaram em 11º lugar no Mundial Júnior. Em 2004-2005, a dupla melhorou o resultado. Chegaram à final do Grand Prix Júnior, na qual ficaram com a medalha de prata, conquista repetida também no Mundial Júnior. Um quarto lugar no campeonato canadense sênior completa lista de conquistas.

Em 2005-2006, Tessa e Scott fizeram a transição para o sênior. Começaram ganhando o Grand Prix Júnior. Daí passaram para um 3º lugar no campeonato canadense e a classificação para o Campeonato dos Quatro Continentes, no qual conquistaram a medalha de bronze. Para terminar, a dupla venceu o Mundial Júnior. Os dois também chegaram a ser escolhidos como reservas para as Olimpíadas, mas não participaram do evento.

A temporada de 2006-2007 foi totalmente dedicada ao sênior. Nos eventos do Grand Prix, ficaram na 4º e na 2º posição. Ganharam a medalha de prata no canadense e o bronze no Quatro Continentes. Um sexto lugar no Mundial fechou a temporada.

Em 2007-2008, a dupla finalmente venceu um evento internacional sênior: o Quatro Continentes. Um segundo lugar no Mundial e na final do Grand Prix também foram feitos dignos de nota. Para completar, Tessa e Scott venceram o primeiro campeonato canadense.

O primeiro grande revés da dupla aconteceu na temporada 2008-2009. Tessa foi diagnosticada com síndrome compartimental crônica e teve que passar por uma cirurgia. Além do problema físico, os patinadores já disseram em entrevista que esse problema acabou por levar a um afastamento dos dois fora do gelo, já que passaram muito tempo sem conviver adequadamente. Em uma categoria em que a química entre os patinadores é fundamental, essa negligência foi outro problema com que a dupla teve que lidar, além da recuperação física de Tessa. Apesar disso, terminaram a temporada com uma prata no Campeonato dos Quatro Continentes e um bronze no Mundial.

2009-2010 marcou a estreia da dupla nos Jogos Olímpicos. Antes, obtiveram a medalha de prata na final do Grand Prix, perdendo para a dupla Meryl Davis/Charlie White, dos EUA. Já nos Jogos de Vancouver, a dupla terminou o programa curto 1,02 pontos atrás dos americanos, mas se recuperaram no longo e conquistaram a medalha de ouro sob os olhos do público canadense. Eles foram os primeiros campeões da categoria dança a vencerem logo em sua primeira participação em Olimpíadas. Como complemento para a temporada, eles venceram também o Mundial, batendo novamente Davis/White.

Fonte


A síndrome compartimental crônica voltou a atacar Tessa em 2010, levando a uma nova cirurgia. Eles tentaram voltar no Quatro Continentes, mas acabaram abandonando a dança longa, pois ela sentiu uma lesão. No Mundial, a dupla ficou em segundo lugar, superados por Davis/White.

Em 2011-2012, a dupla voltou à boa forma. Ficaram em 2º lugar na final do Grand Prix e venceram o Quatro Continentes e o Mundial. Na temporada seguinte, algumas lesões atrapalharam a dupla: um problema no pescoço de Scott os tirou de uma etapa do Grand Prix e cãibras na perna de Tessa pausaram a apresentação durante o Quatro Continentes. Apesar disso, eles terminaram na 2ª posição, mesmo lugar conquistado no Mundial daquele mesmo ano.

A temporada 2013-2014 marcou a segunda participação da dupla em Olimpíadas. Antes, Tessa/Scott ficaram em segundo lugar na final do Grand Prix, sendo superados novamente por Davis/White. Nos Jogos de Sochi, essa grande rivalidade ganhou mais um capítulo. Após o programa curto, Tessa/Scott ficaram atrás dos americanos, em uma disputa que gerou polêmica. O antigo patinador de dança Petri Kokko chegou a fazer um tweet afirmando que a dupla canadense deveria estar liderando. No programa longo, Tessa/Scott quebraram o recorde mundial, mas logo depois foram superados novamente por Davis/White. O jornal l´Équipe chegou a alegar que houve uma conspiração entre os juízes americanos e russos para beneficiar Davis/White e Adelina Sotnikova. No evento de times, Tessa/Scott participaram tanto do programa curto quanto do longo e terminaram na segunda colocação em ambos, também perdendo para Davis/White. O saldo daquelas Olimpíadas foi de duas pratas para a dupla canadense.

Após Sochi, Tessa e Scott pararam de competir por duas temporadas, pensando se retornariam ou não. Em 2016, eles voltaram à ativa, com novos treinadores (Marie-France Dubreuil e Patrice Lauzon). O resultado foi a conquista da final do Grand Prix, do Quatro Continentes e do Mundial na mesma temporada.

 Em uma nova temporada olímpica, as coisas começaram a não ficar tão fáceis para a dupla canadense. A final do Grand Prix acabou sendo vencida pela dupla francesa Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron. Sinal de que o reinado estava ameaçado, bem no momento em que os jogos olímpicos se aproximavam.

Nas Olimpíadas de PyeongChang, Tessa e Scott participaram novamente do evento de times no curto e no longo, vencendo com facilidade em ambas as ocasiões. Ao contrário de Sochi, aqui Tessa e Scott não tiveram que enfrentar seus maiores rivais, já que a França não enviou Gabriella e Guillaume para o evento de times. No geral, o Canadá ganhou com facilidade, trazendo mais uma medalha de ouro para a dupla.

Na competição individual, Tessa e Scott bateram seu recorde pessoal no curto e viram seus adversários principais terem problemas por causa do traje de Gabriella. No longo, os franceses se recuperaram e fizeram um dos melhores programas da carreira. Mas Tessa e Scott entraram depois e quebraram o recorde pessoal do longo, conquistando a medalha de ouro - a segunda individual e a terceira contando com o evento de times. Somando as duas outras medalhas de prata, os canadenses se tornaram os patinadores mais premiados em Olimpíadas.

Nas Olimpíadas, a dupla experimentou outro momento especial: foram escolhidos como porta-bandeiras da delegação olímpica canadense na cerimônia.

Após os Jogos, o futuro da dupla ainda é incerto. É provável que se aposentem. Em compensação, fica claro o quanto eles se divertem no gelo e isso pode fazer com que queiram patinar um pouco mais.

Como é o caso de muitas duplas, muitos especulam sobre envolvimento amoroso entre ambos. Segundo uma entrevista deles, a relação deles não tem espaço para isso. Curiosamente, eles já "namoraram" quando eram crianças por 8 meses, mas tudo terminou quando os colegas de Scott zombaram dele por causa disso.

Tessa e Scott já lançaram um livro, chamado "Tessa and Scott: Our Journey from Childhood Dream to Gold", no qual contam sobre a carreira e a vida pessoal. Vale lembrar que ele foi publicado em 2011, então nada do que veio depois está lá. O livro pode ser comprado pela Amazon e tem estoque aqui no Brasil no momento.

Fonte


Após as Olimpíadas, Tessa e Scott foram ao famoso programa da Ellen Degeneres Show e chegaram inclusive a fazer um teste de conhecimento para casais. O vídeo em inglês está no YouTube.

Há um blog interessante em inglês dedicado à dupla canadense, reunindo vídeos, entrevistas, fotos, etc... O link está aqui.

Tessa e Scott também possuem um blog próprio, que pode ser visto aqui.

Para comprar o livro deles pela Amazon clique aqui.


O que vocês acharam de mais interessante sobre eles?


Até mais!


https://amzn.to/37HI1W7


Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.

19 comentários :

  1. O livro deles vai ser atualizado e relançado em outubro desse ano <3 amo os dois e torço para que fiquem juntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim são os melhores amo eles assisto muito os vídeos dás apresentação deles só fico triste porque não entendo inglês e as entrevistas são todas em inglês mais amo ver tudo que eles fazem...

      Excluir
  2. Adorei a história da trajetória de Tessa e Scott... Que Deus abençoe essa dupla maravilhosa,muita saúde e harmonia e que continuem nos dando a alegria de vê-los
    brilhar no gelo.

    ResponderExcluir
  3. Já quero ler esse livro! São lindos juntos.

    ResponderExcluir
  4. Eles são perfeitos, pena não formarem um casal apaixonados formariam uma linda família.


    ResponderExcluir
  5. Eles são perfeitos, pena não formarem um casal apaixonados formariam uma linda família.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito deles, dançam maravilhosamente e são elegante.

    ResponderExcluir
  7. Basta vê-los dançar e logo nos apaixonamos por eles ! São demais que pena que não são namorados mas eles se amam muito 💓

    ResponderExcluir
  8. Todos os vídeos deles que já assisti, são maravilhosos. São merecedores do sucesso e do carinho que recebem o público que os apreciam. Que tenham sempre muita luz em sua caminhada.

    ResponderExcluir
  9. Amo esse casal, tudo que fazem é lindo
    Deus continue abençoando os dois
    Nasceram para brilhar, são os melhores

    ResponderExcluir
  10. São os melhores...amo esse casal.❤️

    ResponderExcluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo