Olá, tudo bem?
Ao praticarmos algum tipo de esporte, vemos algumas habilidades que não só nos ajudam na prática daquela atividade como podem ser levadas para o resto da vida. Pode ser flexibilidade, agilidade, explosão muscular ou resistência, ou muitas outras habilidades físicas ou mesmo psicológicas. Ao praticarem um esporte, pessoas que têm experiências em outras modalidades podem ter muito mais facilidade do que outros que não possuem essa bagagem. A prática de um esporte utilizada para suplementar outro esporte se chama cross-training.
Fonte |
Na patinação acontece o mesmo. A prática de outras atividades físicas pode ajudar muito no esporte. Vamos ver algumas das modalidades que mais tem a ver com a patinação.
Artes Marciais
Fonte |
As artes marciais trabalham bastante a agilidade e flexibilidade. Além disso, podem ajudar bastante o preparo psicológico, pois trabalham bastante o equilíbrio mental e a concentração.
Ciclismo
Fonte |
O ciclismo trabalha a força nos quadris e a resistência, que podem ser muito bem aproveitados na patinação.
Patinação em rodas
Fonte |
A patinação em rodas é talvez o esporte mais próximo da patinação do gelo. Vários elementos existem tanto em um quanto em outro. Várias habilidades são comuns. Mas, nem tudo é perfeito. Apesar de serem parecidas, há algumas diferenças importantes entre rodas e o gelo. Enquanto nos movemos através de rodas em um tipo de patins, o outro corta o gelo com alguma das duas lâminas, deslizando em uma fina camada de água. Esses detalhes não são tão importantes em uma etapa inicial, mas acabam pesando em um nível mais avançado.
Um dilema é: usar patins com duas fileiras de duas rodas ou inline? Por causa do equilíbrio mais parecido com patins de gelo, o inline leva vantagem em oferecer uma experiência mais próxima. Porém, o patins de duas fileiras permite aprender uma gama maior de elementos, o que também é uma boa vantagem.
Ginástica artística
Fonte |
A ginástica trabalha a flexibilidade, força nos saltos, movimentos acrobáticos e exige preocupação com a expressão artística. São dois esportes bem parecidos, com elementos, notas de execução e até mesmo apresentações com música.
Ginástica rítmica
Fonte |
É parecido com a ginástica artística, mas com muito mais ênfase na parte artística em vez da atlética (embora pelos nomes pareça ser o contrário). Também trabalha a flexibilidade, força e a harmonia nos movimentos. A competição é tão parecida com a patinação que os atletas até esperam suas notas em um "kiss & cry", um lugar onde os patinadores e seus treinadores também aguardam suas notas enquanto são filmados.
É importante lembrar que também podem existir problemas com o cross-training. Por exemplo, para patinadores de alto rendimento podem ter problemas treinando ginástica, já que essa atividade força muito as extremidades inferiores do corpo, o que pode gerar lesões na prática da patinação. Então, é necessário sempre considerar com cuidado os prós e contras de cada atividade.
Até mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário