Lutz, Flip e "flutz"

sábado, 28 de maio de 2016
Hoje vamos começar a ver os saltos realizados com a ajuda do toe pick. A parte geral de saltos e o Axel foram tratados nesse post aqui, e os saltos feitos de costas e direto pela lâmina foram estudados aqui. Qualquer possível dúvida neste post pode já terá sido explicada nos outros textos.

Hoje vamos ver dois saltos: o Lutz e o flip.

Flip


A origem do flip é incerta. Por volta de 1913 era chamado de Mapes, em homenagem ao patinador Bruce Mapes, mas não se sabe ao certo se foi esse patinador o primeiro a executar o salto.

O flip é basicamente um Salchow com a ajuda do toe pick. Geralmente é executado de costas com o fio interno do pé esquerdo, com o apoio do toe pick do pé direito. O pouso é realizado no fio externo do pé direito.

A preparação é feita patinando para frente primeiro no fio externo do pé direito, depois com o fio externo do pé esquerdo e finalmente executando um 3 turn para se colocar na posição correta para saltar.

Fonte

O flip simples tem uma pontuação básica de 0,5. O flip duplo vale 1,9, o triplo 5,3 e o quádrulo 12,3.

As mulheres geralmente executam o triplo flip nas competições mais importantes. Na competição masculina, tivemos o primeiro quádruplo flip considerado limpo pelos juízes em abril de 2016, por Shouma Uno, durante o Tem Challenge Cup.

Este é um video da patinadora Yuna Kim executando vários flips ao longo da temporada 2009-2010




 

Lutz


O Lutz tem esse nome em homenagem ao patinador Alois Lutz, que executou o salto em 1913. É considerado o segundo salto mais difícil, perdendo para o Axel.

Ao contrário do flip, o Lutz não tem nenhum equivalente sem uso do toe pick. O Lutz também é executado de costas com o fio interno do pé esquerdo, com o apoio do toe pick do pé direito. O pouso é realizado no fio externo do pé direito.

Antes do salto, geralmente os patinadores fazem alguns  crossovers de costas e depois passam um longo tempo deslizando de costas com o pé esquerdo. 



Fonte


O Lutz simples tem uma pontuação básica de 0,6. O Lutz duplo vale 2,1, o triplo 6,0 e o quádrulo 13,6.

As mulheres geralmente executam o triplo Lutz. Alguns homens conseguem executar o quádruplo.


Segue um vídeo de Yuna Kim fazendo uma combinação de triplo Lutz com triplo toe. Prestem atenção ao Lutz, que é o primeiro salto da série





Flutz


O termo flutz não é utilizado para designar nenhum salto que realmente exista. Ele é um apelido usado para descrever um erro comum do salto Lutz: o patinador acaba mudando de fio logo antes de saltar. Nesse caso, a pessoa acaba sem querer executando um flip em vez de um Lutz. Essa é uma falha muito comum, que costuma tirar alguns pontos dos patinadores. Dependendo do caso, pode ser controversa e difícil de reconhecer, necessitando do auxílio de slow motion.

Um caso polêmico envolvendo flutz foi o programa longo feminino das Olimpíadas de Sochi, em 2014. Segundo alguns, a campeã Adelina Sotnikova teria sido beneficiada pelos juízes, que fizeram vista grossa para um flutz que teria sido cometido por ela durante o programa. Muita gente alega que Yuna Kim deveria ter sido campeã, já que seu programa foi mais limpo.

Segue um vídeo que mostra muito bem um flutz



Como diferenciar o flip e o Lutz?


Dá para notar que a diferenciação dos saltos é um pouco difícil. Talvez o detalhe mais fácil de perceber seja que no Lutz o patinador geralmente deslizam por uma longa distância com o pé esquerdo antes de saltar. O problema é que nem sempre isso acontece.

A diferença no fio do patins é o jeito mais seguro (embora difícil) de diferenciar. O Lutz é feito no fio externo e o flip no fio interno.

Segue um bom vídeo mostrando a diferença entre Lutz e flip.




Ficamos por aqui. Agora falta apenas um salto que é usado nas competições mais importantes.
Até mais!

Top 5 melhores apresentações curtas da temporada 2015-2016

domingo, 22 de maio de 2016

Olá, tudo bem?

Hoje vamos relembrar um pouco a temporada que terminou.  Fiz um top 5 com as apresentações em programa curto que mais gostei da temporada passada. Lembro que isso é um ranking pessoal, feito puramente com o que me pareceu mais legal. Não quer dizer que sejam as melhores apresentações técnicas, são só as que lembro de terem me marcado. São elas:


5) Polina Edmunds - nacional dos EUA

Polina não era considerada favorita por ninguém. Tinha tido apresentações medíocres em campeonatos anteriores na temporada. Além disso, tinha que enfrentar Gracie Gold e Ashley Wagner, sempre consideradas favoritas. Mas ela conseguiu. Fez uma apresentação muito superior às outras e chegou ao programa longo em primeiro lugar. Para seu azar, Gracie Gold fez uma ótima apresentação no programa longo e conseguiu tomar o primeiro lugar. Seu azar não parou por aí: uma lesão a tirou do Campeonato dos Quatro Continentes e do Mundial, bem na hora que vinha crescendo. Uma pena.



4) Yuzuru Hanyu-Mundial


Foi um início de competição difícil para Yuzuru. No aquecimento ele se desentendeu com Denis Ten, a quem acusou de invadir seu espaço na hora dos saltos por três vezes, causando risco de choque e fazendo com que o Yuzuru caísse uma vez. Mas ele superou isso tudo e conseguiu fazer uma boa apresentação, chegando muito perto do recorde mundial, batido por ele mesmo na final do Grand Prix. Infelizmente, fez um programa longo desastroso e acabou ficando em segundo no campeonato.





3) Gracie Gold - Mundial


Considerada uma atleta que sempre acaba se sabotando por causa de sua instabilidade psicológica, Gracie aproveitou o calor da torcida americana para surpreender e ficar em primeiro lugar no programa curto. Pena que não tenha conseguido manter o desempenho no programa longo. Acabou ficando em quarto lugar no final.




2) Evgenia Medvedeva- final do Grand Prix 2015


Medvedeva foi campeã júnior do Grand Prix anterior e agora voltava como uma das favoritas no sênior. Ela não se intimidou com a responsabilidade e fez essa bela apresentação. Ao contrário de todos os atletas da lista até agora, ela manteve o padrão no programa longo e venceu o campeonato.




1) Yuzuru Hanyu- final do Grand Prix 2015


O primeiro lugar não poderia ficar com outra apresentação. Esse foi simplesmente o recorde mundial. Em uma noite em que tivemos ótimas apresentações, Yuzuru conseguiu se destacar. Para coroar sua apresentação, Yuzuru quebrou o recorde também no programa longo e foi o campeão do Grand Prix





Então, o que acharam das escolhas? Faltou alguma apresentação? De quais apresentações vocês mais gostaram?

Até mais!

Como avaliar saltos na patinação?

sexta-feira, 13 de maio de 2016
Olá, tudo bem?

Hoje vamos retomar a discussão sobre pontuação. Vamos falar sobre os elementos técnicos, que agregam saltos, giros, sequência de passos e sequência coreográfica. Para quem não viu a primeira postagem sobre pontuação, recomendo ler este post para ter uma ideia sobre os aspectos básicos da pontuação.
Como já foi mostrado, para avaliar elementos técnicos há primeiro o valor base, somado a GOE, que é composto pela avaliação dos juízes. Há alguns casos em que há modificações da GOE:

1.      Caso um patinador tente executar mais vezes um elemento do que é permitido pelas regras, a nota e zerada, além de receber um asterisco.

2.      No programa longo, para saltos executado duas vezes de simples, sem ser em uma combinação, o segundo salto é marcado como +REP e recebe apenas 70% do valor base.

3.      Saltos realizados após a metade do programa possuem um bônus de 10%

4.      Se há um salto em que a lâmina usada para pular seja incerta, o elemento é marcado como ! e  dependendo da severidade recebe -1 ou -2 de GOE. Se a lâmina foi incorreta (por exemplo, o salto foi no fio interno em vez de externo) ele é marcado com um e, devendo receber -2 a -3 de GOE.  

5.      Saltos que não completam a rotação são marcados com < se faltar mais de ¼ de volta e menos de ½. O valor é descontado em 70%. Caso falta mais da metade da volta em rotação, é colocado o símbolo << e o salto é contado como se tivesse uma rotação a menos. Um triplo conta com um duplo, por exemplo.

A combinação de saltos acontece quando o patinador usa a mesma lâmina do mesmo pé  em que pousou o salto anterior para realizar outro salto. Os valores dos dois saltos são somados. Já na sequência, não há o uso do mesmo fio em que o patinador fez o primeiro salto, mas ambos são realizados em sequência. Nesse caso, os dois saltos mais valiosos são somados e multiplicados por 0,8. 

A chamada regra Zayak proíbe os patinadores de repetirem  mesmo salto quádruplo ou triplo no programa longo. Somente são permitidas repetições de dois saltos e apenas se o último for uma combinação ou sequência. Fora isso a nota é zerada. Junto a esta regra há a restrição ao número de saltos que podem ser tentados (8 para homens e 7 para mulheres)

Finalmente, vamos ver as abreviações que são utilizadas para os diversos elementos.


Abreviação
Nome
Rotações no salto
Valor básico
Saltos
A
Axel
simples
1.1
duplo
3.3
triplo
8.5
quad
15.0
Lz
Lutz
simples
0.6
duplo
2.1
triplo
6.0
quad
13.6
F
Flip
simples
0.5
duplo
1.9
triplo
5.3
quad
12.3
Lo
Loop
simples
0.5
duplo
1.8
triplo
5.1
quad
12.0
S
Salchow
simples
0.4
duplo
1.3
triplo
4.4
quad
10.5
T
Toeloop
simples
0.4
duplo
1.3
triplo
4.3
quad
10.3
Salto lançado


ATh
Axel


FTh
Flip/lutz


LoTh
Loop


STh
Salchow


TTh
Toe loop



Giro


CSp
Camel spin


CCSp
Camel spin com pé trocado


CLSp
Layback spin com pé trocado


CSSp
Sit spin com pé trocado


CUSp
Upright spin com pé trocado


CoSp
Giros combinados


CCoSp
Giros combinados com pé trocado


FCSp
Flying camel


FLSp
Flying layback


FSSp
Flying sit


FUSp
Flying upright


LSp
Layback spin


PCoSp
Pair combination spin


PSp
Pair spin


SSp
Sit spin


USp
Upright Spin



Combinação de passos



ChSt
Sequência de passos coreografada


CiSt
Sequência de passos circular


DiSt
Sequência de passos diagonal in hold


MiSt
Sequência de passos Midline in hold


NtMiTw
Not Touching Midline Sequential Twizzles


NtMiSt
Not Touching Midline Steps


SeSt
Sequência de passos Serpentine


SlSt
Sequência de passos Straight line



Sequências coreográficas



ChSq
Choreographic Sequence



Sequências de espiral



ChSp
Espiral coreografada






Levantamento de pares



ATw
Axel twist


1Li
Group one


2Li
Group two


3Li
Group three


4Li
Group four


5ALi
Group five axel lasso


5RLi
Group five reverse lasso


5SLi
Group five step in lasso


5TLi
Group five toe lasso


LzTw
Lutz/Flip twist


TTw
Toeloop twist



Levantamento de dança



CuLi
Curve


RRoLi
Reverse rotational


RoLi
Rotational


SeLi
Serpentine


StaLi
Stationary


SlLi
Straight line



Espiral da morte



BiDs
Backward inside


BoDs
Backward outside


FiDs
Forward inside


FoDs
Forward outside



Elementos de dança



STw
Synchronized twizzles



 Nos saltos, o número de rotações aparece antes da abreviação. Um duplo Axel seria um 2A.

Segue um exemplo de protocolo de julgamento, no qual são usadas as abreviações

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo, pontuação, score
Fonte


Por hoje é só.

Até semana que vem!



© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo