Salchow e loop

sábado, 7 de maio de 2016
Hoje vamos continuar falando sobre saltos. Nesse post falei sobre o Axel, além de explicar um pouco sobre alguns aspectos básicos para entender os saltos. A parte dos fios será importantíssima para entender este post. Então, caso não tenham visto, sugiro a visita. 

Hoje vamos falar sobre o Loop e o Salchow, que tem como característica comum não usar o toe pick para ajudar a tomar impulso.


Salchow


O Salchow foi criado por Ulrich Salchow, em 1909. Ele geralmente é feito a partir a partir do salto de costas na lâmina interna do patins esquerdo, com pouso de costas na lâmina externa do patins direito. Porém, é possível fazer o oposto, saltando com o pé direito e pousando com o pé esquerdo. Há diferentes formas para preparação do salto, envolvendo outros elementos, como os crossovers ou o Monhawk.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo, saltos
Fonte





O Salchow tem pontuação base 1,3 para o salto duplo, 4,4 para o triplo e 10,3 para o quádruplo. Geralmente na categoria feminina se executa o salto triplo, enquanto alguns atletas masculinos de ponta conseguem fazer o quádruplo.  Miki Ando foi a única mulher a conseguir executar o quádruplo Salchow. Abaixo deixo um vídeo com várias tentativas de quádruplo da carreira dela:




Os pares executam o Salchow lançado, no qual a mulher é lançada no ar pelo parceiro em vez dos movimentos de entrada utilizados nos programas individuais. Um exemplo pode ser visto aqui:





No caso dos pares, o valor básico do elemento é 1,1 para simples, 2,5 para duplo, 4,5 para triplo e 8,0 para quádruplo.

Loop


loop geralmente é realizado saltando de costas no fio externo do patins direito e pousando no mesmo fio. O mesmo pode ser feito usando o pé esquerdo. A origem é atribuída a Werner Rittberger, campeão mundial de 1910 a 1912, embora alguns afirmem que já era utilizado desde os anos 1890.

Como preparação, em geral os atletas executam um elemento chamado three-turns por três vezes, patinando de frente e utilizando o fio externo do pé esquerdo.


patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo, saltos
Fonte




O valor básico do loop individual é 0,5 para o simples, 1,8 para o duplo, 5,1 para o triplo e 12,00 para o quádruplo.

No vídeo abaixo temos um quádruplo loop:



Os pares fazem o loop lançado, com os seguintes valores básicos: 1,4 para simples, 2,8 para duplo, 5,0 para triplo e 8,5 para quádruplo.



Há alguns homens que fazem o quádruplo loop. Alguns pares fazem o quádruplo loop lançado. Mas até hoje, nenhuma mulher conseguiu completar o quádruplo. As atletas fazem o triplo.

Como reconhecer os saltos


É possível diferenciar esses saltos de todos os outros realizados de costas por não usarem o toe pick (a ranhura que tem na parte de frente da lâmina do patins) como apoio. Para ver mais sobre patins de patinação artística, sugiro ver este post aqui. É possível ver perfeitamente bem no vídeo abaixo como se realiza o salto toe loop, que usa o toe pick:


Percebam que nem o Salchow e nem o loop utilizam o toe pick para lançar o corpo, e sim o movimento do corpo.

Mas e como reconhecer entre os dois saltos?

A grande dica está em observar o momento do salto. O Salchow é realizado a partir do fio interno de um pé e pousa com o outro. Já o loop é realizado todo com um pé, tanto o salto quanto o pouso. . Ou seja, se saltar com um pé e pousar com o outro, é Salchow. Se saltar e pousar com o mesmo pé, é loop. Há também a diferença dos fios, um pouco mais difícil de observar. O Salchow é feito a partir do fio interno e o loop com o fio externo. Com um pouco mais de prática e com uma boa ajuda de slow motion, dá para observar esta diferença.

Por enquanto é só. Mais tarde veremos outros saltos.

Até mais!




2 comentários :

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo