Olá, tudo bem?
Hoje vamos ver o último salto dos executados nas principais competições. Já tratamos do Axel, Salchow, loop, Flip e Lutz. Agora, resta apenas o toe loop.
Toe loop
O toe loop é basicamente o loop feito com a ajuda do toe pick. O salto geralmente é feito patinando de costas com o fio externo do pé direito, usando o toe pick do pé esquerdo. O pouso é feito exatamente no mesmo fio (geralmente o fio externo do pé direito)
O salto foi criado na década de 20, por Bruce Mapes. Algumas vezes é chamado apenas de toe.
Geralmente, antes de fazer o salto, o patinador está patinando para frente no fio externo e faz um three turn para ficar de costas com o fio externo do pé direito.
O salto é feito conforme a figura abaixo:
Fonte |
O toe é referido nos protocolos de pontuação como T. O salto simples tem valor base de 0,4, o duplo valor 1,3, o triplo 4,3 e o quádruplo 10,3. Na competição feminina é realizado o triplo toe e na masculina há vários atletas que conseguem executar o quádruplo.
Segue um vídeo explicativo sobre o toe loop:
O toe loop e as combinações de saltos
A combinação de saltos se diferencia da sequência por ser realizada no mesmo fio do pouso do primeiro salto. Sendo assim, quase sempre é realizada com um toe loop ou um loop, pois esses são os saltos realizados a partir do mesmo fio em que os patinadores pousam. Já as sequências são feitas em seguida ao primeiro salto, sem usar o mesmo fio. Para saber mais sobre pontuação de combinações e sequências, sugiro este post aqui.
Atualmente há um limite de 3 combos (combinações ou sequências) por programa longo.
Diferenças entre o toe loop e outros saltos
O toe loop utiliza o toe pick, ao contrário dos edge jumps, que não usam essa assistência. Já em relação aos outros toe jumps, a diferença está no pé usado para saltar. Enquanto no toe loop o mesmo pé salta e pousa, no Lutz e o flip os pés são diferentes
Vídeo com todos os saltos
Para terminar a série sobre saltos, segue um vídeo mostrando todos os principais saltos em câmera lenda.
Até mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário