Toe loop, combinações e sequências

domingo, 3 de julho de 2016
Olá, tudo bem?

Hoje vamos ver o último salto dos executados nas principais competições. Já tratamos do Axel, Salchow, loop, Flip e Lutz. Agora, resta apenas o toe loop.

Toe loop


O toe loop é basicamente o loop feito com a ajuda do toe pick. O salto geralmente é feito patinando de costas com o fio externo do pé direito, usando o toe pick do pé esquerdo. O pouso é feito exatamente no mesmo fio (geralmente o fio externo do pé direito)

O salto foi criado na década de 20, por Bruce Mapes. Algumas vezes é chamado apenas de toe.

Geralmente, antes de fazer o salto, o patinador está patinando para frente no fio externo e faz um three turn para ficar de costas com o fio externo do pé direito.

O salto é feito conforme a figura abaixo:


patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


O toe é referido nos protocolos de pontuação como T. O salto simples tem valor base de 0,4, o duplo valor 1,3, o triplo 4,3 e o quádruplo 10,3. Na competição feminina é realizado o triplo toe e na masculina há vários atletas que conseguem executar o quádruplo.


Segue um vídeo explicativo sobre o toe loop:






O toe loop e as combinações de saltos



A combinação de saltos se diferencia da sequência por ser realizada no mesmo fio do pouso do primeiro salto. Sendo assim, quase sempre é realizada com um toe loop ou um loop, pois esses são os saltos realizados a partir do mesmo fio em que os patinadores pousam. Já as sequências são feitas em seguida ao primeiro salto, sem usar o mesmo fio. Para saber mais sobre pontuação de combinações e sequências, sugiro este post aqui.

Atualmente há um limite de 3 combos (combinações ou sequências) por programa longo.

Diferenças entre o toe loop e outros saltos


O toe loop utiliza o toe pick, ao contrário dos edge jumps, que não usam essa assistência. Já em relação aos outros toe jumps, a diferença está no pé usado para saltar. Enquanto no toe loop o mesmo pé salta e pousa, no Lutz e o flip os pés são diferentes

Vídeo com todos os saltos


Para terminar a série sobre saltos, segue um vídeo mostrando todos os principais saltos em câmera lenda.




Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo