Troca de treinador de Evgenia Medvedeva

domingo, 20 de maio de 2018
Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco da recente polêmica envolvendo a patinadora russa Evgenia Medvedeva, que trocou de treinador.



Medvedeva era treinada por Eteri Tutberidze há 11 anos. Ambas sempre deram declarações no sentido de serem muito próximas uma da outra. Na época das Olimpíadas alguns chegaram a criticar a treinadora por não parecer tão empolgada com os resultados de Alina Zagitova do que com Evgenia.

Mas, recentemente boatos começaram a indicar uma ruptura. Um tempo depois, os rumores se confirmaram e Medvedeva de fato deixou Eteri para treinar com o canadense Brian Orser, mesmo treinador de Yuzuru Hanyu e Javier Fernandez.

Essa mudança é surpreendente de muitas formas. Inicialmente, não é de praxe que patinadores russos deixem o país para treinar no exterior. Na verdade, até mesmo mudanças dentro da Rússia são problemáticas. A Federação Russa financia o esporte, além de escolher quem vai participar das competições internacionais. Por isso, acaba tendo um grande poder nessas decisões. O caso de Yulia Lipnitskaya é um exemplo disso. Embora não saibamos do caso por completo, rumores dizem que Yulia teria se desentendido com Eteri após as Olimpíadas de Sochi, mas acabou tendo que permanecer com ela, em um caso que pode ter envolvido não somente a Federação Russa como o próprio ministro dos esportes da Rússia.
No caso de Evgenia, a federação parece apoiar a decisão, mesmo que o treino seja no exterior. Não descobri maiores detalhes sobre ajuda financeira, mas sendo a Rússia um país muito fechado, esse tipo de informação não está sempre disponível.

A ruptura com Eteri causou as maiores discussões e teve alguns desdobramentos. Evgenia evitou declarações fortes ou mesmo explicar os motivos que a levaram a tomar a decisão. Disse apenas que aprendeu muitas lições com Eteri e que vai lembrar dela por toda a vida. Já a treinadora deu declarações afirmando que a patinadora deixou de atender suas ligações por volta de abril e que só soube do caso pela imprensa e citou um episódio após as Olimpíadas em que Evgenia teria perguntado para ela se não poderia ter deixado Alina no júnior por mais um ano.

Apesar das declarações, há quem suspeite que Eteri sabia de tudo há mais tempo, pois sua filha e pessoas próximas a ela começaram a deletar fotos de Evgenia de suas redes sociais há muito mais tempo.

Após toda essa polêmica, Medvedeva recebeu o apoio da patinadora de dança Ekaterina Bobrova, que fez uma longa postagem no Instagram a estimulando a seguir em frente.

Já Brian Orser diz que ficou muito feliz. Ele conta que ela pediu discretamente para que eles conversassem e então propôs a parceria. Ele diz que ela não especificou os motivos pelos quais estaria deixando a treinadora atual e que queria focar em vencer as próximas Olimpíadas. Ele conta ainda que achou a patinadora russa muito focada e profissional.

Mas partindo para o campo das especulações, qual seria o motivo dessa troca de treinador?

Uma hipótese é que Evgenia teria ficado desapontada porque Eteri não manteve Alina fora do caminho. As declarações da treinadora parecem levar nesse caminho. Acho difícil acreditar nisso, tanto pelo histórico de comportamento da Evgenia quanto por causa da utilidade dessa conduta: para que largar uma treinadora reconhecidamente competente apenas por birra? Aliás, para sobreviver em meio ao ambiente competitivo do grupo da Eteri, dificilmente algum atleta dela teria esse grau de imaturidade. Além disso, só ouvimos um lado sobre essa declaração. Não sabemos se ou em quais circunstâncias essa declaração foi feita.

Um motivo um pouco mais crível diz respeito à concorrência interna no grupo da Eteri. Como atleta principal do grupo, Evgenia se tornou modelo e alvo das atletas mais novas, até que uma delas a superou. Não é fácil "morar com o inimigo". Medvedeva pode ter pensando que valia a pena mudar para um lugar em que essa pressão não fosse tão constante e que ela pudesse se desenvolver sem o receito de ser imediatamente espionada e copiada pelas suas concorrentes mais próximas.

Ainda no âmbito do grupo de treinamento, a filosofia de "fábrica de atletas" do grupo da Eteri pode ter contribuído para a decisão. O que fazer quando você se transforma num produto obsoleto nessa fábrica? A cada ano os métodos de preparo de juniores melhoram e as garotas saem com um leque cada vez maior de técnicas. A tese de que o grupo de Eteri produz apenas atletas jovens e com vida útil curtíssima é discutível, mas há precedentes, como é o caso de Yulia Lipnitskaya.

Essa questão pode andar ao lado de uma possível percepção de que Evgenia já teria atingido o limite com a filosofia da fábrica de Eteri. Ela atingiu o topo, vencendo tudo o que aparecia pela frente. É perfeitamente possível que sinta que precisa de um lugar totalmente diferente para que consiga seguir em frente e continuar crescendo. Evgenia já tem 18 anos e precisa de algo mais para lidar com as jovens de 15 que aparecem o tempo todo. O método de Brian pode agregar algo que ainda falta a ela. Essa é talvez a razão mais utilizada por atletas para mudar de treinador.

Finalmente, há a questão das lesões e da vida útil como atleta. Evgenia teve uma lesão muito séria nessa temporada, a primeira de sua carreira profissional. Isso pode ter feito com que ela revisse seus conceitos e começasse a se preocupar com o futuro, principalmente após a perda das Olimpíadas. Medvedeva precisa competir por mais 4 anos estando no topo nos próximos jogos. Ela pode sentir que isso não será possível sob o treinamento de Eteri. Orser, por outro lado, tem um grande exemplo de sucesso. Yuzuru Hanyu venceu 2 Olimpíadas seguidas sob seu treinamento. As primeiras declarações parecem apoiar essa hipótese. Brian contou que disse a Evgenia que ela talvez não tenha que vencer todos os campeonatos até as Olimpíadas, e que ela deveria ter em mente os seus objetivos. Isso pode significar que talvez ela não tenha que sobrecarregar seu corpo estando com 100% da forma o tempo todo. Orser também destacou a importância de Evgenia ter um programa que mantivesse seu corpo saudável.


E então, o que vocês acharam da mudança de treinador? Será que Evgenia mostrará algo diferente em seu novo programa?

Até mais!



2 comentários :

  1. Vou torcer pra que ela continue brilhando, sou muuuuiiittooo fã dea! <3

    ResponderExcluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo