Habilidades que aprendi patinando

sábado, 25 de maio de 2019
Olá, tudo bem?


Hoje vamos falar sobre os benefícios que a prática da patinação pode trazer para quem pratica. Falo pela minha experiência pessoal de quem começou depois de adulto e não tem chance de frequentar aulas regulares ou mesmo ter um local para treinar o ano todo. Com todas essas dificuldades, aprendi bem pouco até agora. Acredito que muita gente no Brasil tenha uma realidade parecida.

Apesar disso, na minha pouca experiência, pude perceber o quão complexa a patinação pode ser. Desde a primeira aula, a frustração sempre está lá a espreita. Os movimentos que você acha que está fazendo perfeitamente na verdade estão horríveis e precisam de milhares de correções. Quando você finalmente pega o jeito para alguma coisa, há sempre mais 4 ou 5 para acertar. É um trabalho contínuo. Além disso, é um exercício que trabalha com várias habilidades simultâneas. Você pode se sentir esgotado bem rápido. Com todas essas dificuldades, será que é divertido patinar?

Por incrível que pareça, sim. As dificuldades estão lá, mas a sensação de patinar é ótima, assim como a de aprender algo novo. Esse é um esporte que exige muito da pessoa, mas também dá muito em troca. E essas vantagens vão muito além do ato de patinar em si. Mesmo com minha habilidades amadoras, descobri uma série de benefícios que trago comigo até hoje.

Equilíbrio


Esse é um superpoder clássico de quem patina. Você logo percebe que consegue se equilibrar de um  jeito que nunca imaginou que fosse possível. Andar em um terreno escorregadio deixa de ser um desafio e passar a ser normal. Você se sente como uma pedra em situações que antes  ficava desequilibrado. Isso ajuda muito em outros esportes e atividades que também dependem do equilíbrio.

Concentração


É necessária grande concentração para executar determinados movimentos, principalmente antes deles se tornarem automáticos. Você precisa prestar atenção em muita coisa e um vacilo pode ser fatal.

Coragem


O medo de cair e se machucar é algo que você precisa aprender a lidar. Ao aprender qualquer coisa nova, você não terá a segurança dos movimentos já conhecidos e terá que lidar com o desequilíbrio e as quedas. É preciso ter coragem para enfrentar tudo isso, principalmente depois de já ter caído e se machucado. Quem vê de fora não tem como saber o quão difícil deve ser para um patinador que aprende um salto triplo ou quádruplo. Patinar em alta velocidade e saltar o mais longe que puder, enquanto gira o máximo que conseguir. Acho que acabamos subestimando a coragem desses atletas em tentar fazer algo tão difícil e perigoso.

Lembro que mesmo passando longe de aprender algo tão complicado, eu hoje tenho muito mais coragem para enfrentar diversas situações. Afinal, se você tenta fazer algo que parece impossível equilibrando seu corpo em uma lâmina de poucos milímetros com muita gente vendo, não deve ser tão difícil enfrentar outras situações da vida

Autoconfiança


Não dá para aprender nada em patinação se você não confiar em si mesmo. Essa frase pode parecer exagerada, mas é verdadeira. Se você tenta fazer alguma coisa sem acreditar que vai conseguir fazer, é provável que você acabe no chão ou pare antes. Aquela voz na sua cabeça dizendo que você não vai conseguir é talvez o maior inimigo do patinador. É por isso que muitos patinadores fazem apresentações terríveis depois do primeiro erro. Eles perdem a confiança e ficam se perguntando se vão conseguir. Algo que eu aprendi patinando é que se eu não acredito que consigo fazer uma coisa, é melhor nem tentar. Sem confiança, você vai acabar fazendo o movimento errado, colocando pouca força (ou força demais), vai esquecer coisas que eram básicas para você. A patinação é um ótimo exercício para melhorar a autoconfiança.

Habilidade em falar em público


Pode parecer estranho, mas falar em público se torna mais fácil depois de patinar. Quando você tenta fazer algum movimento que não seja o normal de quem patina no gelo pela simples experiência, acaba chamando a atenção das pessoas que estão assistindo. Aquela sensação de olhares se fixando em você acaba se tornando mais comum e você aprende a lidar com ela e ignorar a pressão. Falar em público é parecido. Você tem algo para fazer, tem um plano de como executar e deve se concentrar em fazer aquilo direito, sem ficar constantemente pensando no que os outros estão achando de você.

Coordenação motora


A coordenação motora trazida pela patinação pode ajudar muito a pessoa em diversas outras atividades, como dança, esportes ou artes marciais.


Persistência


Cair várias vezes e se levantar. Fazer o mesmo movimento várias e várias vezes, combatendo a frustração com os erros. Ficar parado em determinado ponto, parecendo que nunca mais vai conseguir melhorar. Como já disse antes, a patinação é difícil e envolve muita repetição até que se tenha sucesso. E isso é um ótimo treino para a persistência. Você aprende que muitas coisas que valem a pena só chegam depois de muito treino e muita dor.


E vocês, perceberam alguma diferença praticando patinação?

Até mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo