Tipos de botas: vantagens e desvantagens

domingo, 12 de maio de 2019
Olá, tudo bem?


Fonte


As botas de patinação são um componente muito importante. A escolha de botas inadequadas pode causar uma série de problemas, desde a piora de performance até lesões graves. É necessário pensar em algumas variáveis: a finalidade do patinador, a idade do patinador, a categoria em que o patinador treina, a disponibilidade financeira e as preferências pessoais.

Há uma série de botas no mercado para as mais diferentes situações. Desde as categorias mais simples, indicada para amadores que não queiram usar botas alugadas até as botas mais eficientes, usadas pelos melhores atletas, o que não falta são opções.

A finalidade (e nível) do patinador é um fator principal para escolha da bota. Os modelos mais simples não são possuem resistência o suficiente para suportar os saltos que forçam muito as botas. Além disso, esses modelos podem não tem a rigidez adequada para dar o suporte adequado aos movimentos. Algumas vezes, os modelos não se adaptam bem nos pés e nos tornozelos. Então, caso o patinador queira ser profissional e esteja no nível de treinar duplos ou triplos, é necessário pegar botas de melhor resistência e mais eficientes. Mas em caso de amadores que nem queiram aprender saltos, uma bota mais barata e menos resistente pode ser uma alternativa melhor.

A idade do patinador é outro ponto fundamental. Crianças perdem as botas muito rápido, o que gera um grande custo em equipamentos novos. Soma-se a isso o fato de patinadores muito novos não terem ainda aprendido os saltos mais complexos. Então, vale a pena investir numa bota que atenda o nível exato do patinador, com alguma margem para aprender coisas novas. Dependendo da idade, muitos pais acabam optando por botas usadas. Já os patinadores adultos tiram maior proveito de uma bota que cubra uma capacidade acima da deles, já que vão passar anos usando o mesmo equipamento. A exceção são os atletas profissionais, que mesmo depois de adultos perdem as botas rápido. Não porque crescem, mas porque nem os melhores equipamentos suportam as horas diárias de treinamento intenso por mais do que alguns meses. Mas para eles, é obrigatório usar sempre os modelos de ponta, pois dão saltos triplos e quádruplos.

A categoria é outro ponto importante. Há botas específicas para dança no gelo, que buscam entregar uma flexibilidade superior, quando comparadas às outras categorias. Há também botas mais baratas voltadas para amadores, que querem patinar por diversão e não vão precisar aprender nada mais complexo.

Finalmente, as preferências pessoais e disponibilidade financeira são elementos muito importantes. Por exemplo, há marcas que são famosas por demorarem mais tempo para  "amansar" a bota nova, enquanto outras tendem a tornar essa tarefa mais fácil, embora sejam mais caras. Aqui depende muito do gosto de cada um. O que pode ser ótimo para uma pessoa, pode não fazer uma diferença tão grande para outra. Outros podem também dar muito valor ao status de uma marca específica, ou mesmo ao design e beleza da bota.

Infelizmente, aqui no Brasil é difícil termos possibilidade de experimentar diferentes modelos antes de fazer a compra, já que geralmente temos que recorrer a lojas online. Caso haja a chance, é sempre bom experimentar vários modelos de bota antes de comprar. Claro que só dá para conhecer bem uma bota depois de passar algum tempo com ela, mas essa primeira impressão pode fazer alguma diferença.

E vocês, já compraram alguma bota? Gostariam de comprar alguma em especial?

Até mais!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo