Olá, tudo bem?
Hoje vamos falar um pouco sobre patins. Eles são o único item realmente indispensável para a patinação e fazem uma grande diferença para quem deseja praticar o esporte.
Patins de gelo x patins de rodas
Muita gente se pergunta se andar com um patins de rodas ajuda na patinação no gelo. Ajuda, mas não faz milagres. Faz bastante diferença no equilíbrio e na hora de aprender alguns elementos. Mas o modo de deslizar é bem diferente, o que faz com que o ajuste fino de cada etapa aprendida varie muito. Não sou nenhum especialista, mas pela minha pouca experiência nos dois tipos de patins, sei que alguns elementos mudam tanto a ponto de você quase ter que começar do zero. Felizmente, em outros casos você consegue carregar muita coisa.
Há dois tipos de patins de roda. O patins tradicional tem duas duplas de rodas, uma na parte da frente e outra atrás. Ele é utilizado nas competições de patinação artística sobre rodas.
Fonte |
O patins inline tem as rodas em uma linha no centro da bota, na mesma posição em que está a lâmina no patins de gelo. Por causa disso, é mais indicado para quem deseja treinar para a patinação no gelo, já que o centro de equilíbrio é mais parecido.
Fonte |
Patins de gelo
Os patins de gelo são compostos por duas partes: a bota e a lâmina. Elas podem ser compradas juntas ou separadas. A possibilidade de fazer várias combinações pode ser bastante útil, principalmente para atletas profissionais. Outro acessório importante é o protetor de lâmina, que evita que o patins seja danificado ao você andar fora do gelo com patins. Não se deve comprar um patins sem comprar um protetor junto.
Como já explicado aqui, o patins tem dois fios: o interno e o externo. Isso acontece porque o patins não é afiado com a forma triangular como uma faca, mas sim de forma semicircular, como pode ser visto abaixo. Ao afiar a lâmina, o raio desse semicírculo faz diferença na velocidade e estabilidade quando se patina. Mais detalhes ficam para o post sobre como comprar o patins.
Fonte |
Tipos de patins
Há três tipos de patins de gelo: o de hockey, o de patinação de velocidade e o de patinação artística.
Patins de velocidade
Fonte |
O patins feito para patinação de velocidade tem duas características bem distintivas dos outros: o comprimento da lâmina é mais longo do que a bota e o cano da bota é mais curto do que os outros tipos de patins. Além disso, as lâminas são planas e finas.
Para quem não conhece as competições de patinação de velocidade, deixo um link de uma competição das Olimpíadas:
Patins de hockey
O patins de hockey tem as lâminas planas no centro e curva nas extremidades. As botas são resistentes e com cano mais longo do que os calçados usados para patinação de velocidade, com uma proteção para o tendão na parte de trás do patins.
Fonte |
Patins de patinação artística
Os patinadores artísticos usam um patins com canos mais longos do que as botas de velocidade. A lâmina é um pouco curva e levemente mais longa do que o patins. Na parte da frente há o toe pick, muito usado pelos patinadores para fazerem saltos.
Fonte |
Essas são as diferenças básicas entre os patins. Da próxima vez que calçarem um patins, vocês já vão saber de qual tipo ele é.
Até mais!
Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio
deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que
você pagará.
Nenhum comentário :
Postar um comentário