Olá, tudo bem?
Este é o post sobre o programa curto feminino do campeonato mundial. Também fiz um post sobre o curto masculino e a sobre o campeonato mundial em geral. A apresentação feminina foi cheia de surpresas. Ao contrário do masculino, tivemos várias apresentações limpas.
Tetra distante
Fontes |
Mao Asada já tem 3 títulos mundiais de patinação, mais do que qualquer outra mulher na competição. Mas provavelmente não será este ano que o quarto título virá. Mao pousou em 2 pés no triplo Axel e acabou ficando em nono lugar, mais de 10 pontos atrás da líder. Ela não vinha fazendo uma boa temporada, e resolveu não participar do Campeonato dos 4 Continentes para se preparar melhor para o mundial. Infelizmente, parece que não funcionou.
Boa surpresa
Fonte |
Ashley Wagner foi outra que vinha em uma temporada instável e não foi ao Campeonato dos 4 Continentes para se preparar. Mas ao contrário de Mao, fez uma boa apresentação e terminou em quarta posição, com 73,16, três pontos abaixo da líder e separada da segunda e da terceira apenas por uns décimos. Ainda tem boas chances de vencer o torneio.
Competição difícil para as favoritas
Fonte |
Satoko Miyahara (à esquerda), Elena Radionova (à direita) e Evgenia Medvedeva (ao centro) dominaram as competições até aqui. Mas parece que a moleza acabou. Satoko ficou em sexto lugar, com 70,72. Logo à frente ficou Elena, com 71, 70. Evgênia ficou em terceira posição, com 73,76, fazendo um programa menos limpo do que de costume. Para quem estava acostumada a ir para o longo com uma boa vantagem em relação as adversárias, não deixa de ser preocupante.
Boa surpresa II
Fonte |
Anna Pogorilaya superou a má fase em competições internacionais e conseguiu ficar em segunda posição, com 73,98, pouco a frente de Medvedeva e Ashley. É bem surpreendente, já que foi a primeira vez na temporada que ela ficou na frente das outras russas (Medvedeva e Elena). Sem dúvida, foi o melhor resultado dela em um programa curto nesta temporada.
Superando o nervosismo
Fonte |
Gracie Gold é uma patinadora de muito talento, mas tem um grande ponto fraco: seu psicológico. Não é raro vê-la desmoronar no meio das competições, fazendo apresentações bem abaixo de sua capacidade. Foi o que vimos ao longo de toda temporada. Mas dessa vez ela conseguiu deixar o nervosismo fora do gelo e venceu o curto, com 76,43.
Resultados
O que esperar para o programa longo?
Ao contrário do masculino, a diferença entre as primeiras colocadas é bem pouca. Anna, Evgenia Ashley estão praticamente empatadas. Gracie tem uma vantagem relativamente boa, mas não o suficiente para cobrir erros muito grandes. Se quiser vencer, terá que fazer seu melhor também no longo. Certamente será uma competição muito disputada.
Ashley, Anna e Gracie tradicionalmente não são muito consistentes. Podem ir muito bem em um dia e no outro ter apresentações desastrosas. Pelo retrospecto, acho provável que pelo menos uma delas vá mal no longo. Mas se formos ver pelo lado positivo, pelo menos uma delas pode fazer um programa realmente bom e continuar na luta pelo título. Se Gracie repetir o que fez no campeonato nacional, tem boas chances de ganhar.
Por outro lado, Evgenia, Satoko e Elena tem sido muito mais constantes. Dessas, Evgenia está em melhor posição, tanto pelo retrospecto quanto pela pontuação no curto. De todas as patinadoras, eu apostaria nela.
Mas na verdade, não há como saber quem vai desmoronar e quem vai se superar. O jeito é esperar a hora da competição.
Até mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário