Campeonato brasileiro de patinação - etapa Rio de Janeiro

terça-feira, 29 de novembro de 2016
Olá, tudo bem?

O evento será disputado no shopping Barra Garden
Fonte


Após a etapa São Paulo, disputada entre os dias 8 e 11 de setembro, a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) vai organizar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Patinação Artística no Rio de Janeiro. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, na pista do Fun on Ice, localizada no shopping Barra Garden.

O campeonato será aberto. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail patinação.artistica@cbdg.org.br, sendo a data limite para inscrição o dia 1˚ de dezembro.

O campeonato será dividido em diferentes categorias dependendo do nível dos competidores, seguindo os princípios do programa do ISI (Ice Skating Institute). 

Vamos torcer para que essas iniciativas permaneçam e se desenvolvam cada vez mais, para que quem treina o esporte dentro do Brasil tenha mais apoio e incentivo para continuar se aperfeiçoando.



Até mais!



Grand Prix - NHK Trophy 2016

quinta-feira, 24 de novembro de 2016
Olá, tudo bem?

Chegamos ao final dos eventos do Grand Prix. Chegou a hora de definir quem serão os finalistas. O evento será realizado em Sapporo, Japão.

Tirando o evento de dança, em que há uma definição um pouco maior, há uma disputa bem acirrada em todas as outras categorias, como vimos neste post.

 O evento será transmitido pela NHK, que está disponível em alguns pacotes de TV fechada.

Vamos então aos horários e ordens de apresentação:

25/11/2016

1:20 - pares curto


3:10 - feminino curto


6:11 - masculino curto


26/11/2016
5:45 - dança curto


3:35 - pares longo



3:57 - feminino longo



6:30 - masculino longo



10:45 - dança longo 



Resultados


Masculino

Feminino

Pares


Vídeos (lista de reprodução do youtube)


Masculino

Curto   Longo 


Feminino

Curto   Longo 


 Pares

Curto   Longo 


 Dança

Curto   Longo



Até mais!




Situação do Grand Prix até agora

terça-feira, 22 de novembro de 2016
Olá, tudo bem?

As etapas do Grand Prix estão chegando ao fim e a disputa está cada vez mais acirrada. Para que ninguém se perca, vamos ver como estão as chances dos atletas em cada categoria. Lembrando que falta apenas uma etapa: Japão.

Para saber sobre a forma de contagem de pontos e de classificação para a final, vale a pena ver o início do post sobre o Grand Prix Junior.

http://compostimes.com/wp-content/uploads/2015/12/patnaje_fde28c81.jpg
Pódio masculino do Grand Prix de 2015 (esq para dir: Javier Fernandez, Yuzuru Hanyu e Shouma Uno)

Masculino


Estão garantidos na final os patinadores Javier Fernandez, Patrick Chan e Shouma Uno. Adam Rippon (22 pontos) não está garantido, mas tem boas chances caso Bychenko fique em quarto lugar ou em posição inferior. Se ficar em terceiro, a disputa entre Bychenko e Rippon dependerá dos critérios de desempate.

Yuzuru Hanyu e Jason Brown já possuem 13 pontos e precisam de pelo menos uma terceira posição para ultrapassar Rippon.

https://youonlylutzonce.files.wordpress.com/2015/12/501133836.jpg
Pódio feminino do Grand Prix de 2015 (esq para dir: Satoko Miyahara, Evgenia Medvedeva e Elena Radionova)

Feminino


 Já estão na final Evgenia Medvedeva, Elena Radionova e Kaetlyn Osmond. Mais atrás vem Ashley Wagner, com apenas 20 pontos, que depende que ninguém consiga ultrapassá-la na última etapa.

O problema é que há 4 competidoras muito fortes disputando o GP do Japão. Temos Anna Pogorilaya, vencedora da etapa russa do GP (15 pontos), Maria Sotskova, que tem 13 pontos e Wakaba Higuichi e Satoko Miyahara, ambas com 11 pontos. Todas elas dependem de no máximo um terceiro lugar para alcançar a final.

Para Ashley, a combinação mais fácil talvez seja torcer para que Anna e Maria fiquem nas duas primeiras posições e para que o terceiro lugar não seja de alguma das duas japonesas que disputam o evento. É bem difícil, considerando que Wakaba e Satoko estarão patinando em casa.

O mais provável é que Anna e Maria se classifiquem e Wakaba e Satoko disputem a última vaga.


Pares



Estão classificados Aliona SAVCHENKO / Bruno MASSO, Xiaoyu YU / Hao ZHANG e Evgenia TARASOVA / Vladimir MOROZOV. Natalia ZABIIAKO / Alexander ENBERT  estão na quarta posição, com 22 pontos e ainda tem boas chances.

Participam do último evento Meagan DUHAMEL / Eric RADFORD (15 pontos) e Cheng PENG / Yang JIN (13 pontos), estes últimos precisando de um terceiro lugar. Ainda há a dupla Xuehan WANG / Lei WANG, com 9 pontos, que podem acabar conseguindo uma vaga caso vençam ou mesmo fiquem em segundo lugar.

Dança



Maia SHIBUTANI / Alex SHIBUTANI, Ekaterina BOBROVA / Dmitri SOLOVIEV, Madison CHOCK / Evan BATES e Madison HUBBELL / Zachary DONOHUE já estão classificados.  Kaitlyn WEAVER / Andrew POJE tem 24 pontos e ainda tem chance, desde que uma das duas duplas favoritas na última etapa do Grand Prix fique pelo menos em quinto.

Gabriella PAPADAKIS / Guillaume CIZERON e Tessa VIRTUE / Scott MOIR participam do último evento, ambas as duplas com 15 pontos. É extremamente provável que consigam as duas últimas vagas.



E então, quais atletas vocês gostariam de ver na final?

Até mais!


Grand Prix - Cup of China 2016

quinta-feira, 17 de novembro de 2016
O penúltimo evento do Grand Prix será a Cup of China, disputada entre os dias 18 e 20 de novembro.

Fonte

No masculino teremos Patrick Chan tentando confirmar sua vaga para a final do Grand Prix, após a vitória no Skate Canadá. Curiosamente, não há outros atletas tão bem colocados na disputa da final. O chinês Boyang Jin seria um forte candidato, mas acabou tendo um mau desempenho em sua primeira etapa, ficando na quinta posição.

No feminino teremos Ashley Wagner, que conta com uma vitória no Skate América, está entre as grandes favoritas. Kaetlyn Osmond e Elena Radionova ambas já contam com uma segunda posição, sendo fortes candidatas a vaga. Como se não fosse o suficiente, temos Mai Mihara e Courtney Hicks, que ficaram em terceiro lugar em eventos anteriores do Grand Prix.


Seguem as datas e horários:


18/11/2016

5:30 - Dança curto


7:10 - Feminino curto


9:05 - Masculino curto


11:00 - Pares curto


19/11/16

4:30 - Dança longo




6:30 - Feminino longo



8:50 - Masculino longo



11:00 - Pares longo



Resultados

Masculino

Feminino

Pares

Vídeos (lista de reprodução do youtube)

Masculino

Curto   Longo

Feminino

Curto   Longo

 Pares

Curto   Longo

 Dança

Curto   Longo




Até mais!

Como comprar bilhetes para a final do Grand Prix?

terça-feira, 15 de novembro de 2016
Olá, tudo bem?

A final do Grand Prix desse ano vai ser na cidade de Marselha, no sul da França. Além do evento, a cidade é um bom destino turístico.


Fonte

Por que não unir o útil ao agradável nas férias de fim de ano? Isso é o que eu pretendo fazer esse ano. Mas para isso, é necessário atravessar a barreira da página de compra do ingresso.

Comparado com a final do ano anterior, disputada em Barcelona, está um pouco mais chato conseguir um ingresso para o evento. A página de compra está em francês, sem opção para outras línguas. Em um evento internacional isso é bem problemático. Imaginem só se a China ou o Japão também decidem lançar um site somente nas suas línguas nos eventos disputados nestes países? É sempre bom dar opções em outros idiomas, para facilitar o trabalho de estrangeiros, que são talvez a maioria do público que vai ao evento.

Para nossa sorte, o francês não é tão distante do português, o que facilita um pouco o entendimento. A compra pode ser feita através do site da federação francesa de patinação. O evento é vendido por dia, então o primeiro passo é escolher as datas em que vai querer comprar o ingresso. No dia 8 serão disputados os curtos do junior (todas as categorias), do masculino e pares. No dia 9 teremos o curto do feminino e dança, além dos longos de pares, feminino junior e dança junior. O dia 10 terá o restante das competições e o dia 11 será apenas de exibição. Essas informações podem ser vistas no calendário da aba "programme".

Para comprar, basta escolher o tipo de ingresso na aba "billetterie". Há duas categorias: a primeira fica mais perto do gelo e é mais cara e a segunda é mais econômica, mas fica mais longe. Também há meia entrada para crianças entre 6 e 12 anos, além de outros casos que eu não entendi direito. O preço da classe econômica normal para dias de competição é 30 euros.



A tela seguinte é de confirmação. Depois vem o registro e em seguida a página de pagamento. É necessário ter cartão de crédito internacional. Os ingressos são enviados via postal.









E então, alguém planeja ir na final do Grand Prix desse ano?

Até mais!


Grand Prix - Trophée de France

quinta-feira, 10 de novembro de 2016
O quarto evento do Grand Prix 2016 será disputado em Paris entre os dias 11 e 13 de novembro de 2016.
As transmissões online ao vivo poderão ser vistas na página do Facebook. Apenas na hora do evento dá para saber se estão funcionando direito.

Informações gerais podem ser vistas na página do evento.



Horários e ordem de apresentação

 

11/11/2016

12:40 - Curto pares


15:00 - Curto dança


15:45 - Curto masculino


17:40 - Curto feminino


12/11/2016


10:45 - Longo pares

 

12:25 - Longo dança

 

15:20 - Longo masculino

17:30 - Longo feminino

Resultados

Masculino

Feminino

Pares

Vídeos (lista de reprodução do youtube)

Masculino

Curto   Longo

Feminino

Curto   Longo

 Pares

Curto   Longo

 Dança

Curto   Longo


Até mais!


 

 


Grand Prix 2016 - Rostelecom cup

quinta-feira, 3 de novembro de 2016
O terceiro evento do Grand Prix 2016 será disputado em Moscou, Rússia, dos dias 4 a 6 de novembro de 2016.

Fonte
As transmissões online ao vivo poderão ser vistas na página do Facebook. Geralmente só dá para saber quais vão estar funcionando na hora do evento.

Informações gerais podem ser vistas na página do evento.

No masculino teremos como destaque Shouma Uno, que já venceu o Skate America, e Javier Fernandez, atual campeão mundial. No feminino temos uma boa chance de ter um pódio russo. Yulia Lipnitskaya, Elena Radionova e Anna Pogorilaya são grandes nomes. Já os EUA e o Japão não enviaram seus maiores nomes para este evento. Mas vamos ver se há alguma surpresa.

Horários e ordem de apresentação


4/11

9:45 - Dança curto



11:25 - masculino curto


14:00 - pares curto





15:40 - Feminino curto


5/11

9:00 - dança longo



10:50 - masculino longo



13:05 - pares longo



14:50 - feminino longo



Resultados 

 

Dança

Masculino

Pares

Feminino

 

Vídeos (melhores após programa curto)

 

 Dança

Tiffany ZAHORSKI / Jonathan GUERREIRO
Curto

Longo

Charlene GUIGNARD / Marco FABBRI
Curto

Longo

Ekaterina BOBROVA / Dmitri SOLOVIEV
Curto

Longo

Madison CHOCK / Evan BATES
Curto

Longo

  Masculino

Elladj BALDE
Curto

Longo

Alexei BYCHENKO
Curto

Longo

Chafik BESSEGHIER
Curto

Longo

Mikhail KOLYADA
Curto

Longo

Shoma UNO
Curto

Longo

Javier FERNANDEZ
Curto

Longo


Pares


Valentina MARCHEI / Ondrej HOTAREK
Curto

Longo

Kristina ASTAKHOVA / Alexei ROGONOV
Curto

Longo

Aliona SAVCHENKO / Bruno MASSOT
Curto

Longo

Natalia ZABIIAKO / Alexander ENBERT
Curto

Longo


Feminino

Elizabet TURSYNBAEVA
Curto

Longo

Zijun LI
Curto



Longo

Courtney HICKS
Curto

Longo

Julia LIPNITSKAIA
Curto

Longo

Elena RADIONOVA
Curto


Longo

Anna POGORILAYA
Curto

Longo



O fato mais triste da competição ocorreu durante o programa longo de Yulia Lipnitskaya. Após um bom início, Yulia abortou um salto e logo depois parou a sua apresentação. Após alguns minutos de conversas com seu técnico e os juízes, ela continuou a apresentação, visivelmente com algum problema físico.

Durante o aquecimento ela já tinha apresentado um comportamento estranho. Em certo momento, o técnico dela massageia a mesma perna que parece machucada durante o programa longo (vídeo aqui). Em entrevista após o evento, o técnico de Yulia,  Alexei Urmanov, disse que a atleta teria ficado com a perna esquerda dormente. Infelizmente, não temos informações mais detalhadas sobre a saúde dela. Sabemos apenas que Yulia já tinha desistido do evento Skate América por problemas físicos.

Até mais!





Yuri!!! on Ice

quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Não é surpresa nenhuma que a patinação é muito popular no Japão. Os eventos japoneses sempre ficam lotados e o público não hesita em viajar a outros países para acompanhar seus atletas favoritos.

De olho nisso, o estudo de animação MAPPA lançou Yuri!!! on Ice, um anime de patinação no gelo. Yuri Katsuki é um patinador japonês de 23 anos, que teve má atuação em sua primeira final do Grand Prix.

A temática do esportista não é incomum nas animações japonesas. A patinação no gelo já foi tema de algumas outras obras, como Endless Rain,  Omoi no Kakera e Ginban Kaleidoscope.

O que chama atenção em Yuri!!! on Ice é a qualidade das cenas de patinação. Além de se perceber um cuidado muito grande na animação dessas partes, temos a participação de um coreógrafo profissional na produção da série. Kenji Miyamoto foi patinador profissional de 1998 a 2003. Depois de encerrar a carreira, começou a trabalhar como coreógrafo, fazendo programas para shows de atletas como Yuzuru Hanyu, Akiko Suzuki e Daisuki Takahashi.

Também é bem interessante ver detalhes que só quem acompanha patinação conhece. Em geral, o anime respeita muito o esporte, coisa rara de vermos em obras de ficção. Claro que alguns detalhes estão diferentes. Patinadores não deixam combinações dificílimas para o último salto, por exemplo. Em determinado momento, Yuri copia o programa livre inteiro de outro patinador de modo bem similar, o que seria quase impossível na realidade, ainda mais se tratando de um patinador totalmente fora de forma. Mas para mim isso não atrapalha em nada a experiência.

Para os fãs de patinação que não moram no Japão, a série pode ser acompanhada pelo Crunchyroll. No Japão, ela é transmitida pela TV Asahi.

O anime e os patinadores reais


Talvez um dos exercícios mais legais seja tentar adivinhar em quais patinadores os personagens foram inspirados. Oficialmente não houve nenhuma confirmação em relação a essas teorias.

Viktor Nikiforov

O patinador de 27 anos parece ser inspirado em boa medida no grande campeão 
 Evgeni  Plushenko. Para começar, o nome do meio dele é Viktorovich. Assim como o patinador real, ele mora em São Petersburgo. Seus movimentos no gelo e sua carreira vitoriosa também remetem a Plushenko.

Fonte


 Yuri Katsuki

Antes de começar a série, o palpite geral é que o protagonista seria inspirado em Yuzuru Hanyu, o mais famoso patinador japonês da atualidade. Mas logo no primeiro episódio vemos diferenças muito grandes na carreira e personalidade. Yuzuru venceu as Olimpíadas aos 17 anos e desde o início da carreira é figura quase garantida nos mais importantes eventos. Já Yuri conseguiu chegar a final do Grand Prix a primeira vez apenas aos 23 anos, o que já é uma idade considerável para um patinador. Além disso, a personalidade insegura do protagonista não parece em nada com o ar determinado e autoconfiante que Yuzuru costuma apresentar no gelo e nas entrevistas.

Por outro lado, Yuri lembra muito Tatsuki Machida. O patinador também ficou em último lugar na final do Grand Prix de 2012-2013, além de ter uma péssima temporada depois disso, exatamente como Yuri. E tudo isso quando tinha 23 anos, exatamente a mesma idade de Yuri. 



Yuri Plisetsky


Essa talvez seja a teoria mais controversa. Há quem diga que o jovem e esquentado patinador russo é inspirado em uma pessoa que também fez sucesso bem cedo: a russa Yulia Lipnitskaya. Além da personalidade forte, as pessoas identificam os dois com o fato de serem precoces e de se vestirem de forma um pouco parecida. Além disso, no anime o personagem é apelidado de "Yurio". Em japonês não há diferenciação fonética clara entre "r" e "l", o que deixa o nome dos dois mais parecido ainda.



Locais reais


Uma das grandes virtudes da série é o capricho na reprodução de locais reais. Nesta página podemos ver a comparação entre alguns locais originais e como foram retratados no anime


Alguém acompanha a série? O que estão achando?

Até mais!



 
https://amzn.to/2SHF03C





Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo