Não é surpresa nenhuma que a patinação é muito popular no Japão. Os eventos japoneses sempre ficam lotados e o público não hesita em viajar a outros países para acompanhar seus atletas favoritos.
De olho nisso, o estudo de animação MAPPA lançou Yuri!!! on Ice, um anime de patinação no gelo. Yuri Katsuki é um patinador japonês de 23 anos, que teve má atuação em sua primeira final do Grand Prix.
A temática do esportista não é incomum nas animações japonesas. A patinação no gelo já foi tema de algumas outras obras, como Endless Rain, Omoi no Kakera e Ginban Kaleidoscope.
O que chama atenção em Yuri!!! on Ice é a qualidade das cenas de patinação. Além de se perceber um cuidado muito grande na animação dessas partes, temos a participação de um coreógrafo profissional na produção da série. Kenji Miyamoto foi patinador profissional de 1998 a 2003. Depois de encerrar a carreira, começou a trabalhar como coreógrafo, fazendo programas para shows de atletas como Yuzuru Hanyu, Akiko Suzuki e Daisuki Takahashi.
Também é bem interessante ver detalhes que só quem acompanha patinação conhece. Em geral, o anime respeita muito o esporte, coisa rara de vermos em obras de ficção. Claro que alguns detalhes estão diferentes. Patinadores não deixam combinações dificílimas para o último salto, por exemplo. Em determinado momento, Yuri copia o programa livre inteiro de outro patinador de modo bem similar, o que seria quase impossível na realidade, ainda mais se tratando de um patinador totalmente fora de forma. Mas para mim isso não atrapalha em nada a experiência.
Para os fãs de patinação que não moram no Japão, a série pode ser acompanhada pelo Crunchyroll. No Japão, ela é transmitida pela TV Asahi.
O anime e os patinadores reais
Talvez um dos exercícios mais legais seja tentar adivinhar em quais patinadores os personagens foram inspirados. Oficialmente não houve nenhuma confirmação em relação a essas teorias.
Viktor Nikiforov
O patinador de 27 anos parece ser inspirado em boa medida no grande campeão
Evgeni Plushenko. Para começar, o nome do meio dele é Viktorovich. Assim como o patinador real, ele mora em São Petersburgo. Seus movimentos no gelo e sua carreira vitoriosa também remetem a Plushenko.
Fonte |
Yuri Katsuki
Antes de começar a série, o palpite geral é que o protagonista seria inspirado em Yuzuru Hanyu, o mais famoso patinador japonês da atualidade. Mas logo no primeiro episódio vemos diferenças muito grandes na carreira e personalidade. Yuzuru venceu as Olimpíadas aos 17 anos e desde o início da carreira é figura quase garantida nos mais importantes eventos. Já Yuri conseguiu chegar a final do Grand Prix a primeira vez apenas aos 23 anos, o que já é uma idade considerável para um patinador. Além disso, a personalidade insegura do protagonista não parece em nada com o ar determinado e autoconfiante que Yuzuru costuma apresentar no gelo e nas entrevistas.
Por outro lado, Yuri lembra muito Tatsuki Machida. O patinador também ficou em último lugar na final do Grand Prix de 2012-2013, além de ter uma péssima temporada depois disso, exatamente como Yuri. E tudo isso quando tinha 23 anos, exatamente a mesma idade de Yuri.
Yuri Plisetsky
Essa talvez seja a teoria mais controversa. Há quem diga que o jovem e esquentado patinador russo é inspirado em uma pessoa que também fez sucesso bem cedo: a russa Yulia Lipnitskaya. Além da personalidade forte, as pessoas identificam os dois com o fato de serem precoces e de se vestirem de forma um pouco parecida. Além disso, no anime o personagem é apelidado de "Yurio". Em japonês não há diferenciação fonética clara entre "r" e "l", o que deixa o nome dos dois mais parecido ainda.
Locais reais
Uma das grandes virtudes da série é o capricho na reprodução de locais reais. Nesta página podemos ver a comparação entre alguns locais originais e como foram retratados no anime
Alguém acompanha a série? O que estão achando?
Até mais!
Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio
deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que
você pagará.
Meui Kokoro! *----* adorei a postagem!
ResponderExcluirObrigado! Vamos torcer para ter a segunda temporada.
Excluir