Olá, tudo bem?
Hoje vamos continuar falando sobre os spins. Dessa vez, veremos os layback spins, uma espécie muito bonita e difícil de spin, além do Biellmann, um elemento muito marcante da patinação. É necessária grande flexibilidade e geralmente é realizado pelas mulheres, mas há homens que também executam bem o movimento.
Layback spin
O layback clássico é feito com um pé, enquanto o corpo se reclina para trás da cintura e com mãos acima da cabeça.
Fonte |
A entrada do layback é feita de forma similar ao forward scratch spin, a não ser pela perna livre, que começa na frente e depois vai para trás do patinador.
Da posição do upright spin, a parte superior do corpo vai para a posição oposta da perna livre, até se posicionar atrás da perna que está patinando em uma posição aberta. A posição ideal da perna livre é bem atrás da perna que está patinando, com o joelho na mesma altura ou um pouco superior ao pé livre.
É possível encontrar uma série de vídeos explicando os passos até chegar ao spin no Youtube, como esse daqui.
É possível encontrar uma série de vídeos explicando os passos até chegar ao spin no Youtube, como esse daqui.
As posições criativas durante o spin são encorajadas. Há uma lista de alguns padrões disponíveis com fotos nessa página.
O julgamento dos spins a fim de definir o nível depende de alguns fatores. Os fatores gerais são usados em qualquer spin e são os seguintes:
1 - Variações difíceis
2 - Mudança de pé por salto
3 - Salto sem spin sem mudança de pé
4 - Variação difícil da entrada do flying/pouso com o mesmo pé no salto ou mudança de pé no pouso com um flying sit spin
5 - Entrada de costas
6 - Mudança clara de lâmina
7 - Todas as três posições básicas em cada pé
8 - Ambas as direções imediatamente seguidas uma da outra no sit ou camel spin
9 - Claro aumento de velocidade no camel, sit, layback ou Biellmann
10 - Ao menos 8 voltas sem mudança de posição/variação de pé ou lâmina
Os padrões específicos do layback spin são:
1 - Mudança clara na posição com pelo menos 3 voltas em cada uma
2 - Biellmann bem após o layback
Alguns critérios para o spin receber GOE positivo são:
1 - Boa velocidade ou aceleração durante spin
2 - Habilidade de centrar o spin rápido
3 - Rotação balanceada em todas as posições
4 - Número de giros mais do que requerido
5 - Boa posição
6 - Criatividade e originalidade
7 - Bom controle durante todas as fases
8 - Harmonia com a estrutura musical
Para GOE negativo são contados
1 - Queda (-3)
2 - Posição não atingida (-2 e -3)
3 - Tocar o solo com ambas as mãos (-2)
Pontuação
A pontuação é contada da seguinte forma:
Biellmann
O Biellmann leva o nome da patinadora Denise Biellmann, que popularizou o movimento na década de 70. Outras patinadoras já o haviam realizado antes, como Cecilia Colledge, em 1937.
Embora possamos dizer que o Biellmann é uma outra modalidade de spin, na pontuação não há uma tabela específica para o Billmann, que é computado como uma variação difícil do layback ou do upright. Sendo assim, a pontuação entra nas tabelas desses dois tipos de salto.
O Biellmann é um dos elementos mais bonitos e mais marcantes da patinação artística, sendo frequentemente usado como símbolo para o esporte, como podemos ver abaixo.
Fonte |
O elemento é muito mais utilizado por mulheres, já que demanda grande flexibilidade. Mas há alguns homens que também apresentam o spin em seus programas, como Yuzuru Hanyu.
Fonte |
A entrada do Biellman é a mesma do forward scratch spin. Começa com o crossover de costas, com saída no fio interno do pé direito e o pé esquerdo estendido atrás do corpo. O pé livre entra no círculo em um ângulo forte na lâmina frontal externa. Após o início do spin, o pé livre se dobra para trás e o patinador segura a lâmina com a mão direita, elevando a perna cada vez mais para cima. A outra mão também vai até a lâmina para ajudar na elevação (embora exista uma variação de Biellmann com apenas uma mão). Há duas outras variações: o pé livre para frente e o pé livre para o lado.
Fonte |
Fonte |
Há alguns vídeos interessantes ensinando a fazer um Biellmann, como esse daqui. Dá para ter uma ideia do quão difícil é chegar até essa posição, sendo necessário treinar muito a flexibilidade primeiro.
Nesse vídeo aqui podemos ver spins Biellmann de vários atletas, incluindo uma execução com apenas uma das mãos.
Por hoje ficamos por aqui. Continuaremos a ver outros spins no futuro.
Até mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário