Guia para assistir patinação no gelo


Guia básico para assistir patinação artística no gelo

Este guia visa juntar as principais informações necessárias para entender as competições de patinação no gelo de forma simples.

O que são os programas curto e longo?

 

 A competição é dividida em duas partes: programa curto (aproximadamente 3 minutos, variando alguns segundos conforme a categoria) e programa longo (aproximadamente 4 minutos, variando conforme a categoria). O curto conta mais ou menos 1/3 da nota final. Mais informações aqui.

 

Quais são as categorias?

 

Masculino, feminino, pares e dança. Os pares tem elementos mais parecidos com as categorias feminina e masculina, com saltos e spins. Além disso, os lifts (quando o homem levanta a mulher) são feitos acima da cabeça. Na dança temos elementos diferentes dos outros, como twizzles. Os lifts são feitos abaixo da cabeça. Outra diferença diz respeito à música. No programa curto da dança, as duplas devem se apresentar em estilos musicais previamente escolhidos para todos naquela temporada. 

 Maiores detalhes podem ser vistos nesse post.

 

Como funciona a pontuação?

 

A pontuação se divide em nota técnica e nota de componentes. A nota técnica é dada a cada elemento separadamente (spin, salto ou sequência coreográfica, entre outros). Há uma nota base para o elemento, que é somada ao GOE (nota de execução). É possível que um salto com determinado número de rotações acabe sendo rebaixado para um número menor caso o patinador não consiga fazer mais que 3/4 da volta. Por exemplo, um triplo toe pode ser diminuído para um duplo toe, que tem uma nota base menor. A nota técnica costuma aparecer no canto superior esquerdo da tela durante as apresentações, logo após a execução de cada elemento.

A nota de componentes é mais subjetiva. Ela mede 5 quesitos: habilidades de patinação (skating skills), transições (transitions), performance/execução (performance/execution), coreografia (choreography) e interpretação (interpratation). Cada juiz avalia o quesito entre 0,25 e 10.

Há alguns fatores que fazem o patinador perder pontos na nota final. O mais comum são as quedas, que descontam 1 ponto da pontuação. Mas é importante lembrar que o prejuízo na nota do patinador em caso de queda não é apenas desse ponto, mas também do GOE negativo naquele elemento, sem contar com um possível rebaixamento no número de rotações pelos juízes.

Maiores detalhes podem ser visto na série sobre pontuação

Como reconhecer saltos?

 

Os saltos geralmente usados em competições são o Axel (A), toeloop (T), loop (Lo), Lutz (Lz), flip (F) e Salchow (S). Entre parenteses estão as abreviações usadas para eles, que são precedidas do número de giros. Um triplo Axel ficaria 3A e um quádruplo Lutz ficaria 4Lz, por exemplo. Geralmente essas informações podem ser vistas no canto superior esquerdo do vídeo.

Um esquema rápido (e um pouco falho) para reconhecer os saltos pode ser visto na imagem abaixo


As notas base dos saltos são as seguintes:

 Flip
Triplo) 5,3
Quad) 12,3

Lutz
Triplo)  6,0
Quad) 13,6

Salchow
Triplo) 4,4
Quad) 10,3

Loop
Triplo) 5,1
Quad) 12,0

Axel
Duplo) 3,3
Triplo) 8,5

Toe Loop
Triplo) 4,3
Quad) 10,3

Maiores informações podem ser vistas na série de saltos.



E os spins (piruetas)?

Os spins são classificados em 4 tipos básicos: upright spin (reto), layback spin (inclinado para trás), sit spin (abaixado) e camel (fica com o corpo em forma de T). Algumas circunstâncias podem aumentar a pontuação do atleta: um flying spin, no qual o patinador entra pulando no spin e quando há mudança de pé. Também é possível fazer combinações entre várias posições de spins, o que gera pontuações maiores.

Todos os spins e suas combinações são classificados entre os níveis 1 e 4, com esse último sendo o melhor. Essa informação costuma aparecer após a abreviação do elemento no canto esquerdo superior da tela. Por exemplo, um Ch combo spin 4 significa que a combinação de spins foi considerada no nível 4.

Mais informações sobre spins podem ser vistas nessa série de posts.





13 comentários :

  1. Gostaria que comentassem a respeito do melhor patinador que tenho visto nos ultimos tempos YUZURU HANYU , para mim os melhores programas com execuções magistrais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Temos várias postagens sobre ele. Aqui está um post sobre a vida dele:

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2016/03/yuzuru-hanyu.html

      Até mais!

      Excluir
  2. Gostaria que comentassem a respeito do melhor patinador que tenho visto nos ultimos tempos YUZURU HANYU , para mim os melhores programas com execuções magistrais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Temos já escrevemos vários artigos sobre ele. Aqui tem algumas sugestões:

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2016/03/yuzuru-hanyu.html

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2017/04/traducao-sendai-homenageia-yuzuru-e.html

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2018/06/patinadores-treinados-por-brian-orser.html

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2017/01/traducao-crescimento-do-poder-japones.html

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2017/08/traducao-yuzuru-hanyu-da-aula-gratuita.html

      http://figureskatingbr.blogspot.com/2017/07/patinadores-no-dia-dia-ashley-wagner-e.html

      Excluir
  3. MUITO OBRIGADA MESMO POR ISSO, VOCÊS SAO INCRIVEIS!!! Conheci o esporte há pouco tempo, mas já estou me dedicando para saber tudo sobre ele, e cultivando um sonho de um dia poder praticá-lo e quem sabe ir as olimpíadas. Tenho 16 anos, acham que tenho chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao mundo maravilhoso da patinação no gelo! Muito obrigada! Sempre apoiamos quem quer praticar e se tornar profissional! Infelizmente no Brasil ainda não temos uma estrutura boa para a prática da patinação no gelo. A maioria das pistas são temporárias. Vamos torcer para que isso mude. Quanto mais interessados no esporte maiores as chances de termos mais opções de pistas boas e treinadores. Para chegar nas olimpíadas é um pouco mais complicado porque geralmente os atletas que conseguem treinam desde que eram pequenos, mas dá sim para se tornar profissional com esforço e dedicação! Boa sorte!!!

      Excluir
  4. Qual a pontuação máximo pode alcançar um patinador e o que ele teria que apresentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei esse pergunta muito interessante.É difícil saber, porque seria necessário estimar o programa com maior número de pontos possível vindo da combinação de saltos, além de respeitar as regras e limitações dos programas. Também tem o fato de que a pontuação muda conforme a categoria. Vou estudar mais sobre o assunto e fazer um post tentando criar uma pontuação perfeita passo a passo. Obrigado.

      Excluir
  5. Xpreza 100 mg Injection works by murdering quickly developing cancer cells in leukemia. Xpreza 100 mg Injection interferes with the working of DNA and RNA of these cancer cells and consequently forestalls their growth. This murders the cancer cells and helps in the typical development and development of youthful blood cells in the bone marrow.

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me informar sobre as competições em 2021? Ainda estou conhecendo o esporte e estou meio perdida em relação a datas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, estávamos com o blog parado e voltamos agora. Postamos o do grand prix junior e em breve postaremos os outros da temporada 2021-2022.

      Excluir
  7. pode falar sobre o ex patinador artístico park sunghoon?

    ResponderExcluir
  8. Bom eu não conheço , más tenho certeza que e um bom patinador

    ResponderExcluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo