Notícias - resultado do Rio Open e brasileiros no JPG St. Gervais

quinta-feira, 28 de julho de 2016
Olá, tudo bem?

No post de notícias dessa semana, vamos ver os resultados do Rio Open e as inscrições para a etapa inicial do Grand Prix Junior.

Rio Open

O torneio Rio Open, disputado nos dias 16 e 17 de julho de 2016, já teve seus resultados divulgados. Na categoria FS8 Adulto I, Simone Pastusiak fez 37,43 e na categoria FS8 Adulto I Masculino, Rafael Andrade Braga fez 37,87 pontos.

O resultado completo pode ser visto aqui.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte

Brasileiros no JPG St. Gervais

Saiu a lista de atletas que vão participar da primeira etapa do Grand Prix Junior de patinação nos dias 24 a 28 de agosto de 2016, na cidade de St. Gervais, França. Serão disputadas as categorias feminina, masculina e dança.

A novidade é a participação da brasileira Karolina Elizabeth Calhoun, que faz dupla com o americano Logan Tyler Leonesio. Os dois patinarão representando o Brasil na competição de dança.

Os eventos do Grand Prix Junior são transmitidos por YouTube pela ISU. Fiquem ligados nos próximos posts, pois vamos avisar com antecedência os horários e links.

Até mais!




Como reconhecer saltos de patinação de maneira simples

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Olá, tudo bem?

Tratamos de todos os saltos executados nas competições aqui, aqui, aqui e aqui. Para encerrar esse tema, preparei um resumo com alguns passos fáceis de serem seguidos para descobrir qual é o salto.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo



Este resumo está bem simplificado e não funciona em 100% das vezes. Por exemplo, nem sempre o patinador vai patinar por muito tempo antes de executar o Lutz. Mas acredito que funcione bem o suficiente para servir. O importante é ser simples e fácil de reconhecer.

Também coloquei uma lista em ordem decrescente da pontuação. Assim é possível saber por exemplo que alguém que falha em um Lutz perde mais pontos do que quem erra um Salchow. Já é alguma ajuda para entender porque tal patinador ganhou uma certa nota. Importante lembrar que essa lista leva em consideração saltos com mesmo número de rotações. Não quer dizer que um 2 Axel valha mais do que um 3 Lutz. Para comparação entre rotações diferentes, sugiro a lista simplificada abaixo com as notas base dos saltos que geralmente são apresentados nas categorias feminina e masculina:

 Flip
Triplo) 5,3
Quad) 12,3

Lutz
Triplo)  6,0
Quad) 13,6

Salchow
Triplo) 4,4
Quad) 10,3

Loop
Triplo) 5,1
Quad) 12,0

Axel
Duplo) 3,3
Triplo) 8,5

Toe Loop
Triplo) 4,3
Quad) 10,3

Então, caso assistam alguma competição e queiram ficar por dentro dos saltos e do quanto valem, basta olhar a listinha e a imagem.

Até semana que vem!

Rio Open 2016 e campeonato nacional de patinação

domingo, 17 de julho de 2016
Olá, tudo bem?

Eu falei antes do Rio Open, campeonato de patinação no gelo disputado no Rio de Janeiro. Nesse ano, a competição está sendo disputado nos dias 16 e 17 de julho, no Fun on Ice, que fica no shopping Barra Garden. Ao contrário dos outros anos, esse evento contará como campeonato estadual, e não brasileiro, já que há a intenção de realizar um campeonato nacional no mês de outubro. Mais informações podem ser encontradas no Facebook do evento ou no blog Brasil Zero Grau.

Fonte


É bom ver que há quem se disponha a começar a organizar as competições do esporte no Brasil. Infelizmente, o que vemos é que o interesse do público pela patinação vem superando em muito a estrutura existente para a sua prática, seja em relação à mera recreação ou mesmo ao treino profissional. Eu mesmo fiquei impressionado com a popularidade do post sobre escolas de patinação no Brasil aqui no blog, o que significa que tem muita gente procurando conhecer o esporte mais a fundo. Além disso, sempre vejo os rinks de patinação temporários cheios de gente. Infelizmente, a prática mais comum por aqui é montar o rink, fazer muito sucesso, desmontar a estrutura e nunca mais repetir o evento no futuro. Não sei bem porque isso acontece, mas é uma pena, já que pelo que venho observado, certamente não é por falta de interesse do público.

Felizmente, há alguma esperança. A CBDG está com um projeto de construção de um rink permanente na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), para que atletas brasileiros possam treinar sem precisar ir ao exterior, pelo menos em uma etapa inicial.

Ficamos esperando aqui pelos resultados e vídeos do evento. E que venham outros campeonatos, com cada vez mais interesse do público e melhor desempenho dos atletas. Não custa nada torcer para que um dia este blog possa dar boas opções para quem procure uma escola de patinação, não importa em qual região do Brasil.

Até mais!

Evgenia Medvedeva

domingo, 10 de julho de 2016
Evgenia Medvedeva recentemente chamou a atenção de boa parte do público que não acompanha patinação por se apresentar vestida de Sailor Moon com a música Moonlight Densetsu, antiga abertura do anime. Muita gente deve se perguntar quem é essa patinadora e qual é sua história. E é por isso que vamos conhecer mais sobre ela hoje.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte

 

Carreira


Evgenia Medvedeva nasceu em 19/11/1999. Embora sua mãe seja uma patinadora, Medvedeva não começou a patinar para ser profissional, mas para melhorar sua postura. Inicialmente, não chamava a atenção, tendo desempenho inferior a outras patinadoras. Com o tempo e muito esforço, conseguiu evoluir a ponto de se tornar uma atleta de ponta.

Medvedeva  estreou no campeonato russo em 2012, terminando em oitavo lugar no sênior. Na temporada 2013-2014, Medvedeva disputou o Grand Prix Junior, atuando na etapas da Polônia e Letônia, vencendo nas duas oportunidades. Na final, disputada  em Fukuoka, no Japão, ela ficou em terceiro lugar. No mundial junior da mesma temporada, ela também ficou em terceiro lugar.

Na temporada de 2014-2015, Medvedeva venceu as etapas da Polônia e Letônia do Grand Prix Junior e também a final, bem como o mundial junior.

A temporada de 2015-2016 marcou a estreia da atleta nas competições sênior internacionais. E foi uma estreia fantástica. Medvedeva venceu a etapa Skate America e ficou em segundo lugar na Rostelecom Cup. Na final do Grand Prix, venceu com facilidade. O campeonato europeu e o campeonato russo também terminaram com vitória dela. Finalmente, no mundial, Medvedeva não somente venceu como quebrou o recorde mundial do programa longo. Ou seja, ela venceu praticamente todos os campeonatos importantes em sua temporada de estreia.

A grande dúvida é: será que ela vai manter o desempenho nos próximos anos? Como tem 16 anos, ainda terá que passar por algumas mudanças físicas que acabam incomodando algumas patinadoras. Mas em compensação, Medvedeva já mostrou ter grande equilíbrio emocional, o que realmente pode contar a seu favor nas batalhas que virão pela frente.

Vida pessoal


Na vida pessoal Medvedeva é conhecida por admirar a cultura japonesa. Além de adorar a culinária do Japão, gosta de assistir animes e até mesmo começou a estudar japonês por conta própria. Daí veio a ideia de se apresentar no show Dreams on Ice com um programa baseado em Sailor Moon, um de seus animes favoritos. Segue a apresentação:




Outra curiosidade é que Medvedeva consegue andar na rua com relativa facilidade mesmo sendo uma atleta famosa, sem ser muito abordada por fãs. Talvez porque ela pareça um pouco diferente sem a maquiagem que usa para patinar ou porque ainda não participou de nenhuma Olimpíada, evento que acaba deixando o atleta muito mais em evidência.

Há um documentário de uma TV russa com legendas em inglês que fala um pouco da vida de Medvedeva, principalmente a relação dela com a treinadora. Segue o vídeo abaixo. As legendas podem ser atividas no youtube.



 

Aspectos técnicos

A marca registrada de Medvedeva é colocar a mão sobre a cabeça ao executar diversos saltos, uma posição chamada de tano, que aumenta a dificuldade (e a pontuação) dos saltos. Além disso, ela tem algumas combinações de saltos bem interessantes, como 3 flip - 3 toe (3F-3T), 3 Salchow - 3 toe (3S-3T), 3 Lutz - 3 toe (3Lz-3T), 3 loop - 3 toe (3Lo-3T) e 2 Axel - 3 toe (2A-3T).


Hoje ficamos por aqui. E você, acha que Medvedeva vai manter seu desempenho e se tornar uma das melhores patinadoras de todos os tempos? Ou será que sua temporada incrível foi um ponto fora da curva?


Até mais!



Calendário da temporada 2016-2017

quarta-feira, 6 de julho de 2016
Olá, tudo bem?


patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


Saiu o calendário internacional da temporada 2016-2017. O primeiro evento é o Lake Placid Ice Dance, marcado para 27 de julho. Separei abaixo as principais competições.

Etapas do Grand Prix Junior:

24 de agosto - St Gervais, França
31 de agosto - Ostrava, República Checa
8 de setembro - Yokohama, Japão
14 de setembro - Saransk, Rússia
21 de setembro - Ljubjana, Eslovênia
28 de setembro - Talim, Estônia

Etapas do Grand Prix:

Skate América - 21 de outubro - Chicago, EUA
Skate Canada - 28 de outubro - Mississauga, Canadá
Rostelecom Cup - 4 de novembro - Moscou, Rússia
Trophée de France - 11 de novembro - Paris, França
NHK Trophy - 25 de novembro - Sapporo, Japão

Final do Grand Prix - 8 de dezembro - Marselha, França

Campeonato Europeu - 25 de janeiro - Ostrava, República Checa

Campeonato dos Quatro Continentes - 15 de fevereiro - Gangneung, Coréia do Sul

Campeonato Mundial Junior 15 de março - Taipei, Taiwan

Campeonato Mundial - 29 de março - Helsinki, Finlândia

Troféu mundial de times ISU - 20 de abril - Japão


O calendário completo pode ser visto aqui.



Também temos a divisão de atletas por etapa do Grand Prix. Seguem as listas:




 Por enquanto é só.

Até mais!




Toe loop, combinações e sequências

domingo, 3 de julho de 2016
Olá, tudo bem?

Hoje vamos ver o último salto dos executados nas principais competições. Já tratamos do Axel, Salchow, loop, Flip e Lutz. Agora, resta apenas o toe loop.

Toe loop


O toe loop é basicamente o loop feito com a ajuda do toe pick. O salto geralmente é feito patinando de costas com o fio externo do pé direito, usando o toe pick do pé esquerdo. O pouso é feito exatamente no mesmo fio (geralmente o fio externo do pé direito)

O salto foi criado na década de 20, por Bruce Mapes. Algumas vezes é chamado apenas de toe.

Geralmente, antes de fazer o salto, o patinador está patinando para frente no fio externo e faz um three turn para ficar de costas com o fio externo do pé direito.

O salto é feito conforme a figura abaixo:


patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


O toe é referido nos protocolos de pontuação como T. O salto simples tem valor base de 0,4, o duplo valor 1,3, o triplo 4,3 e o quádruplo 10,3. Na competição feminina é realizado o triplo toe e na masculina há vários atletas que conseguem executar o quádruplo.


Segue um vídeo explicativo sobre o toe loop:






O toe loop e as combinações de saltos



A combinação de saltos se diferencia da sequência por ser realizada no mesmo fio do pouso do primeiro salto. Sendo assim, quase sempre é realizada com um toe loop ou um loop, pois esses são os saltos realizados a partir do mesmo fio em que os patinadores pousam. Já as sequências são feitas em seguida ao primeiro salto, sem usar o mesmo fio. Para saber mais sobre pontuação de combinações e sequências, sugiro este post aqui.

Atualmente há um limite de 3 combos (combinações ou sequências) por programa longo.

Diferenças entre o toe loop e outros saltos


O toe loop utiliza o toe pick, ao contrário dos edge jumps, que não usam essa assistência. Já em relação aos outros toe jumps, a diferença está no pé usado para saltar. Enquanto no toe loop o mesmo pé salta e pousa, no Lutz e o flip os pés são diferentes

Vídeo com todos os saltos


Para terminar a série sobre saltos, segue um vídeo mostrando todos os principais saltos em câmera lenda.




Até mais!


© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo