Como reconhecer saltos de patinação de maneira simples

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Olá, tudo bem?

Tratamos de todos os saltos executados nas competições aqui, aqui, aqui e aqui. Para encerrar esse tema, preparei um resumo com alguns passos fáceis de serem seguidos para descobrir qual é o salto.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo



Este resumo está bem simplificado e não funciona em 100% das vezes. Por exemplo, nem sempre o patinador vai patinar por muito tempo antes de executar o Lutz. Mas acredito que funcione bem o suficiente para servir. O importante é ser simples e fácil de reconhecer.

Também coloquei uma lista em ordem decrescente da pontuação. Assim é possível saber por exemplo que alguém que falha em um Lutz perde mais pontos do que quem erra um Salchow. Já é alguma ajuda para entender porque tal patinador ganhou uma certa nota. Importante lembrar que essa lista leva em consideração saltos com mesmo número de rotações. Não quer dizer que um 2 Axel valha mais do que um 3 Lutz. Para comparação entre rotações diferentes, sugiro a lista simplificada abaixo com as notas base dos saltos que geralmente são apresentados nas categorias feminina e masculina:

 Flip
Triplo) 5,3
Quad) 12,3

Lutz
Triplo)  6,0
Quad) 13,6

Salchow
Triplo) 4,4
Quad) 10,3

Loop
Triplo) 5,1
Quad) 12,0

Axel
Duplo) 3,3
Triplo) 8,5

Toe Loop
Triplo) 4,3
Quad) 10,3

Então, caso assistam alguma competição e queiram ficar por dentro dos saltos e do quanto valem, basta olhar a listinha e a imagem.

Até semana que vem!

4 comentários :

  1. Valeu! Já salvei a imagem no meu celular. Desde o começo da temporada tenho lido sobre os saltos mas ainda estou longe de entender, é muito difícil.. :( Ajuda mais quando consigo ver videos com narradores em inglês e os gifs no tumblr pra mim são mais úteis que os vídeos no youtube. Eu ficava reparando muito nessa dica do tempo que o patinador ficava patinando antes de saltar, das 3 voltas e tal, mas no caso do Yuzuru essa dica não vale tanto, já que ele salta de forma mais natural e dentro da coreografia... é mais bonito de ver, claro, mas também mais dificil de entender, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que não existe uma forma única de entrar nos saltos. Aí quando foge do padrão fica mais difícil de entender mesmo. Para aprender direito, só assistindo muitas competições. Quando os narradores falam o salto fica bem mais fácil mesmo. Eu também gosto de ver vídeos no youtube com velocidade reduzida (é só clicar na engrenagem que aparece na direita da tela). Assim fica mais fácil ver tudo.

      Excluir
  2. Iiih, não sabia dessa de velocidade reduzida, ótima dica, obrigada! Por incrivel que pareça eu assisto mais as competições em russo e em japonês só porque foram os canais que eu achei que atualizam constantemente no youtube (1TVdance e JPTV) eu baixei aquele app do eurosports mas não tem narração nenhuma... a minha narração preferida é de uma dupla de narradores britânicos no eurosport, mas não sei pra que canal transmitem, e a que eu mais odeio são os da NBC, pois como tudo americano, eles tendem a diminuir o oponente pra enaltecer os americanos. Mas quando eu acho transmissão da NBC eu assisto mesmo assim porque bem ou mal pelo menos eu entendo. Já viram um canal no youtube chamado "WhateverHime"? Esse canal editou uns videos com narração de diversos países das principais apresentações do Yuzuru (incluindo a minha preferida, a do Bronze no mundial em 2012), ficou muito interessante ver como cada narrador reage a uma mesma apresentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do Eurosport e também dos japoneses, que falam só os saltos e ainda fazem uma lista dos elementos no final. Mas na maioria das vezes acaba sendo mais fácil pegar em russo. Tem um canal de lá que é bom, mas tem outro bem chato, os caras ficam falando a apresentação inteira.

      Eu não conhecia esse canal, obrigado pela dica.

      Excluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo