Stroke e crossover

sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Olá, tudo bem?

Agora que já terminamos de falar dos saltos e dos spins, vamos voltar um pouco mais para trás, com o objetivo de reconhecer elementos mais básicos, que os patinadores usam para executar tudo o que já vimos até aqui. Então, vamos começar com o mais básico de tudo: os strokes e crossovers.

Strokes


Strokes são o que há de mais básico na patinação.  Não se trata apenas de ir do ponto A ao ponto B, mas de conectar corretamente elementos, como saltos, spins e passos, fornecendo o equilíbrio e a força necessária para cada elemento. Embora andar para frente (e para trás) possa parecer muito básico, é extremamente importante treinar sempre essa habilidade, pois ela é fundamental para a boa técnica da patinação. É sempre desejável melhorar a postura, o equilíbrio e a velocidade.

Fonte


Inicialmente, o patinador desliza para frente com os dois pés. Pouco depois, já começa a deslizar com um só pé, mantendo o outro fora do chão. É importante forçar essa posição o máximo possível, mantendo atenção na postura correta. Com o tempo, os músculos vão se fortalecer e o equilíbrio vai melhorar.

A patinação para trás segue um padrão parecido. O patinador aprende a usar os dois pés e depois desliza com um só pé.

Com o passar do tempo, os patinadores passam a desenvolver padrões mais eficientes e bonitos para deslizar no gelo. Um dos destaques é a patinação de duplas, em que ambos os patinadores precisam harmonizar os movimentos.

Seguem alguns padrões e exemplos de stroking:


Forward Stroking



Backwards Stroking



Open Stroke



Forward Perimeter Stroking





Crossovers



Os crossovers são o meio mais eficiente para os patinadores cruzarem os cantos da pista. Podem ser realizados tanto para frente quanto de costas.

Fonte


Esse movimento é realizado mudando o peso do corpo de um pé para o outro enquanto faz uma curva. A parte de baixo do corpo deve estar abaixada, mas sem prejudicar a postura dos ombros e das costas. É comum que os patinadores comecem treinando no círculo central dos rinks, que é usado no hockey. A vantagem disso é que permite o patinador controlar a curva que está fazendo, tentando se manter na linha.

O patinador deve treinar crossovers para frente e para trás e nos sentido horário e anti-horário.

O crossover também é amplamente utilizado na entrada de vários movimentos, como saltos e spins.

Seguem alguns exemplos de  crossovers:


Forward Crossover




Backward Crossover



Backward Crossover com swing




Até mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo