Yuzuru Hanyu

sexta-feira, 11 de março de 2016
Hoje completa 5 anos do terrível terremoto que atingiu o Japão em 11 de março de 2011. Foi o mais poderoso sismo já registrado no Japão e o quarto maior já registrada desde o início da aplicação dos modernos métodos de medição, em 1900.  Mas pouca gente sabe que o atual campeão olímpico masculino de patinação tem uma história pessoal sobre o incidente. Eu falo de Yuzuru Hanyu, provavelmente o melhor e provavelmente o mais popular patinador da atualidade. Vamos ver um pouco da vida desse atleta e como conseguiu superar todos os problemas.

Yuzuru Hanyu, patinação, patinação no gelo, patinagem, patinagem no gelo, figure skating, esportes de inverno

 Histórico e carreira


Ele nasceu em 1994, em Sendai, no Japão. Começou a patinar com quatro anos. Na temporada 2009-2010 ganhou tanto a final do Grand Prix quanto o mundial, ambos na categoria junior, despontando como uma grande promessa da patinação japonesa.

Na temporada 2010-2011, ele resolveu subir para a categoria sênior, tendo alguns resultados bem expressivos para um iniciante, como o segundo lugar no Campeonato dos Quatro Continentes.

Porém, no início de 2011, um terrível evento que ameaçaria sua carreira. Em 11 de março, enquanto treinava no seu clube em Sendai, um grande terremoto atingiu a região.

De início, Yuzuru tentou se manter no gelo em meio ao violento tremor. Logo depois, abandonou rapidamente o prédio, sem ter tempo nem de colocar o protetor de lâminas, fazendo com que seus patins estragassem. Durante o evento, sua casa ficou danificada, sendo forçado a passar dias em um ginásio usado para abrigar refugiados. Posteriormente, Yuzuru e outros patinadores fizeram um show beneficente para ajudar as vítimas do terremoto. Na página do blog no Facebook tem um documentário sobre as experiências dele durante o incidente. Infelizmente, o vídeo está disponível apenas em japonês, mas traduzimos algumas falas. Dá para entender um pouco do drama que ele passou nessa época.

Na temporada 2011-2012 ele continuou progredindo, chegando pela primeira vez a final do Grand Prix, onde ficou em quarto lugar. No mundial do mesmo ano, ficou em terceiro no mundial. Na temporada seguinte, conseguiu sua primeira vitória no nacional, além de ter ficado em segundo na final do Grand Prix.

Mas certamente foi na temporada de  2013-2014 que se consolidou como melhor patinador da atualidade. Venceu o Grand Prix e o mundial. Mas certamente a conquista mais marcante foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sochi. Hanyu, então com 19 anos, se tornou o primeiro japonês a vencer a categoria masculina e o atleta mais novo a vencer o título desde 1948.

O ano seguinte foi um pouco mais difícil, devido a uma série de contusões. Mesmo assim, Hanyu venceu o Grand Prix, o nacional japonês e ficou em segundo no mundial.

Na temporada atual, Hanyu vem tendo um ótimo desempenho. Na etapa NHK do Grand Prix quebrou o recorde mundial do programa longo masculino. Posteriormente, na final do Grand Prix disputada em Barcelona, quebrou os recordes dos programas curto e longo, ficando com um total de 330.43 pontos, vencendo a competição pela maior margem já obtida em uma final de Grand Prix. Javier Fernandez, o segundo colocado, ficou 35.1 pontos atrás dele.

Yuzuru Hanyu, patinação, patinação no gelo, patinagem, patinagem no gelo, figure skating, esportes de inverno
Reação de Yuzuru ao ver sua nota na final do Grand Prix 2015

Por que ele se destaca?

 

Yuzuru é um patinador completo, e por isso se destaca tanto. Na parte dos saltos, não apenas ele é capaz de fazer três tipos diferentes de saltos quádruplos como faz uma combinação quádruplo toe + triplo toe, ganhando uma grande quantidade de pontos. No momento, a dificuldade técnica do seu programa nas competições ainda está muito acima da que seus concorrentes apresentam no momento. Se ele faz uma apresentação limpa, dificilmente será ultrapassado por alguém. E se comete um erro, ainda tem uma boa margem para se manter na frente.

Além dos saltos, Yuzuru se destaca nos giros. Ele é capaz de fazer o biellman, que requer uma elasticidade muito grande e que em geral apenas as melhores atletas femininas conseguem fazer.

bielman, biellman, masculibno, patinação, patinagem, patinação no gelo, figure skating, patinagem, yuzuru hanyu, spin
Yuzuru fazendo um biellman

A parte artística também não é problema para ele. Na final do Grand Prix de 2015, recebeu notas entre 9,5 e 10 em todos os componentes do programa.

Vida pessoal

 

O sucesso de Hanyu no gelo é acompanhado por muita fama fora dele. Ele é bem conhecido dentro e fora do Japão. Já fez vários comerciais, programas de TV e até mesmo participou de um filme, como também já foi mostrado na nossa página do Facebook.

Yuzuru treina em Toronto desde 2012 com o famoso técnico Brian Orson. Além da vida de patinador, atualmente cursa Informática Humana e Ciências Cognitivas na universidade Waseda.


Com todas essas conquistas, certamente Yuzuru ficará na história da patinação, ainda que seus recordes sejam quebrados no futuro. Para terminar, deixo os vídeos das apresentações no Grand Prix de 2015, que são os atuais recordes dos programas curto e longo masculino.



Programa curto



Programa longo
 


Até semana que vem!



https://amzn.to/37HI1W7




Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.

11 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que vi ele patinando eu me apaixonei, como ele consegue fazer algo tão lindo?
    Meu husbando lindo e maravilhoso 😍
    Quero muito ver uma apresentação dele ao vivo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muita gente usa ele como referência em yuri on ice como se ele fosse o yuri ... ele é realmente o yuri na vida real skks

    ResponderExcluir
  4. Conheci o espetacular trabalho que ele realiza há pouco tempo.Extremamente encantada com a beleza,elegância,segurança,competência que Yuzuru Hanyu demonstra em sua patinação!Ele é realmente maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Temos sorte por poder acompanhar um patinador tão bom agora. Estamos vendo a história acontecer.

      Excluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo