As viradas (turns) - parte 1

domingo, 18 de março de 2018
Olá, tudo bem?


Hoje vamos falar sobre uma necessidade na patinação: virar rapidamente da patinação de frente para de costas e vice-versa. Para isso, é usado um elemento chamado virada (turn). Os turns são usados tanto para preparação para saltos quanto para sequência de passos. Nem precisa dizer que é um elemento importantíssimo e que um patinador deve dominar se quiser aprender manobras mais complexas.

Fonte


As viradas podem ser feitas no mesmo pé que está patinando ou com o pé que está fora do gelo. Vamos ver os principais tipos de turns. Por causa da extensão do tema, o assunto será dividido entre duas postagens.

Three turn


Fonte


O three turn é feito patinando com um pé em curva. O patinador muda de direção em 180 graus, passando de frente para trás ou de trás para frente. Se o pé que inicia o movimento estiver no fio interno, a saída será com o fio externo, e vice-versa. Se o início é no fio interno do pé direito para frente, a saída é no fio externo do pé direito para trás.

Seguem exemplos de three turn de fio externo e interno iniciados para frente ou para trás:








Os three turns também podem ser duplos, conforme vídeo a seguir


Na dança há um passo chamado dropped three, que consiste em um three turn iniciando com o fio externo para frente trazendo os pés imediatamente juntos no pont em que há a virada, sem colocar o pé livre no gelo. Segue um exemplo:



Mohawk


O Mohawk é um turn usando os dois pés. Assim como o three, ele é feito numa curva. Um pé patina para frente ou para trás em determinado fio e na troca o outro pé patina na direção oposta, mas no mesmo fio. Por exemplo, se o patinador está no pé direito interno para frente, com o Mohawk ele terminará no pé esquerdo interno para trás. Por causa dessas características, algumas vezes o Mohawk e o three turn são intercambiáveis quando são preparatórios para execução de algum elemento.

O Mohawk pode ser aberto ou fechado, dependendo da posição do pé que pisa no gelo para mudar de posição.

Segue um vídeo sobre Mohawks no fio externo abertos e fechados:




Sobre os Mohawks no fio interno abertos e fechados, vejam esse vídeo:


No gelo, a marca dos fios possuem o seguinte padrão:


Fonte

Os Mohawks são comumente usados em vários padrões da dança no gelo. Alguns exemplos podem ser vistos aqui.

Choctaws


Assim como o Mohawk, o Choctaw é realizado com mudança de pés, mas ao contrário dele há mudança de fio. Então, se o movimento começa com o fio externo do pé direito para frente, ele vai terminar no fio interno do pé esquerdo para trás.

Os Choctaws também podem ser abertos ou fechados. Nos abertos, o pé livre é posicionado na parte do toe quando há a virada. Após a virada, o novo pé livre é colocado atrás do pé que está patinando.

No Choctaw fechado, o pé livre é  colocado no calcanhar do outro pé e o novo pé livre é estendido para frente.

Os Choctaws também são amplamente usados na dança no gelo. Segue alguns tipos no vído abaixo:




Os padrões do Choctaw no gelo ficam conforme figura abaixo:

Fonte


Na próxima postagem, vamos ver mais alguns turns.

Até mais!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo