Por que as mulheres usam patins brancos e os homens patins pretos?

segunda-feira, 23 de abril de 2018
Olá!

Quem acompanha patinação artística no gelo já deve ter percebido que geralmente as mulheres usam botas brancas e os homens botas pretas. Hoje vamos explicar o porquê disso.


https://www.theglobeandmail.com/sports/olympics/tessa-virtue-and-scott-moir-break-world-record-in-short-dance-in-quest-for-gold-at-winter-olympics/article38019598/


A diferença de cores nas botas dependendo do gênero do patinador tem uma longa história no esporte. Essa tradição já acontece a quase um século e envolve uma das maiores estrelas da patinação!







Antigamente, todos os patinadores usavam patins pretos. A patinadora norueguesa Sonja Henie introduziu a ideia de que as mulheres deveriam usar botas brancas. Sonja foi campeã olímpica três vezes e é considerada uma lenda no esporte. Quando ela tinha 15 anos se tornou a mulher mais jovem a ganhar uma medalha de ouro nas olimpíadas na época (1928). Ela deteve esse título até a patinadora americana Tara Lipinski, dois meses mais nova que Sonja, lavar o ouro em 1998. Além de introduzir as botas brancas, Sonja também mudou o estilo das roupas que as patinadoras usavam. Até então, elas usavam roupas bem comuns, com saias compridas. Sonja introduziu a ideia de usar vestidos bonitos com saias mais curtas.


https://br.pinterest.com/pin/850335973366175257/


Atualmente temos botas de cores variadas, usadas especialmente por patinadores amadores. Para quem patina apenas por lazer, a variedade de patins mais simples, feitos com bota macia, é enorme. Algumas fabricantes oferecem a opção de customizar bastante as botas. Já entre as patinadoras profissionais, algumas optam por usar bota bege. Outra opção é usar capas de patins coloridas. É uma solução bem útil para homens iniciantes que ainda não tem patins pretos. Eles podem cobrir os patins bancos com a capa preta temporariamente. Os patins de aluguel também são feitos nas cores mais variadas.


O que vocês acham da tradição de mulheres usarem botas brancas e homens pretas? Vocês gostariam de ver os patinadores profissionais usando patins mais coloridos?

Até  o próximo post!





4 comentários :

  1. Tudo depende do figurino! Se for condizente com o aspecto geral, podem inovar o quanto quiser na cor das botas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eles podem usar a cor que quiserem, mas geralmente a maioria das mulheres usam botas brancas e homens, pretas. Acho incrível que raramente alguém inova nas competições profissionais, né? Ia ser legal ver os patinadores usando botas com cores bem diferentes com frequência.

      Excluir
  2. Nossa, eu nem me atentei que os homens só usavam preto...pra mim todo mundo usava branco, agora q fui reparar :)
    Adorei saber a história

    ResponderExcluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo