Medo de cair no gelo

domingo, 4 de agosto de 2019
Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre algo que sempre acompanha o patinador: o medo de cair. 

Isso é algo comum desde que a pessoa pisa a primeira vez no gelo. Afinal, o fato é que patinar envolve deslizar em uma lâmina minúscula. É bem diferente de andar, algo que estamos acostumados a fazer com conforto. Com o tempo, isso passa, pois o patinador domina completamente as habilidades básicas. Mas não para quem deseja aprender movimentos cada vez mais complicados. O desconforto no gelo é constante para quem quer ir além, assim como o medo de cair. Afinal, esse é um reflexo natural do corpo ao identificar um perigo.

Muita gente pode dizer que não tem medo de cair. mas mesmo que alguém possa racionalmente não sentir isso, a sensação de desequilíbrio pode causar um sentimento irracional, que algumas vezes você nem chega a perceber. Isso é comum ao fazer algo desafiador, seja na patinação ou em outra atividade física. Isso acaba te prejudicando sem que você nem saiba.

Os atletas precisam aprender a lidar com isso no decorrer da carreira. Um salto triplo ou quádruplo pode ser assustador, principalmente depois de uma queda dolorosa. A dificuldade em lidar com um medo subconsciente pode fazer com que o atleta perca a confiança e acabe caindo outras vezes. 

Mas então, como fazer para lidar com o medo de cair? 

Para os profissionais, a preparação psicológica é fundamental. Mas mesmo amadores podem pensar em soluções para lidar com esse inimigo.

O primeiro de tudo é entender que a falta de confiança é um inimigo fatal. Quanto mais medo você tem de cair, mais perto você está de realmente cair. Você acaba fazendo os movimentos de forma afobada, não raciocina direito, salta com menos força do que deveria, se concentra no medo em vez de se fixar no movimento. Essa consciência já faz diferença. Dominar o medo significa afastar a chance da queda acontecer. 

Outra boa tática é tentar se concentrar no que você deve fazer a seguir, e não em falhar no que vai fazer. Tente visualizar você fazendo o movimento perfeitamente, seguindo corretamente tudo o que tem que fazer. Se você pensar "eu vou cair" ao fazer um movimento que você não domina, então é provável que você realmente caia.

Alguns exercícios de respiração podem ajudar a relaxar os músculos e a recuperar a concentração. Isso é muito útil para casos em que você está tenso, mas nem consegue perceber isso.

Finalmente, é importante fazer as coisas do jeito certo, sem forçar. Ter o auxílio de um profissional para treinar pode ser uma boa ajuda, pois ele é capaz de mostrar o passo a passo correto para dominar os elementos, evitando quedas por você querer dar um passo maior do que as pernas.

E então, o que vocês fazem para controlar a tensão na hora de patinar?

Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo