O Mundial Junior de 2020 acontece na cidade de Talim, na Estônia, entre os dias 2 e 8 de março. A página do evento pode ser vista aqui. O evento será transmitido ao vivo por este canal no YouTube.
A patinação no gelo tem despertado grande interesse nos brasileiros ultimamente. Infelizmente ainda não temos tanta estrutura e materiais disponíveis no nosso país. Para os interessados, atletas e futuros atletas o jeito é apelas para livros em inglês ou outras línguas. Por isso resolvemos criar uma lista com dicas de livros sobre patinação para facilitar a vida de vocês. Selecionamos links da Amazon que sabemos que é confiável e entrega no Brasil todo. Alguns livros são um pouco caros, mas a leitura compensa bastante se você é fã do esporte.
Conditioning for Figure Skating: Off-Ice Techniques for On-Ice Performance
Escrito por Carl M. Poe
Nós temos esse livro e usamos bastante como base para criar conteúdos aqui no blog. Ele tem muitas informações úteis sobre treino off-ice. Já falamos diversas vezes aqui que o desempenho dos patinadores é uma combinação do treino no gelo e do treino fora do gelo. São horas e horas de alongamento e treinos para fortalecer o corpo e conseguir realizar os movimentos com perfeição.
O livro é ilustrado e apresenta inúmeras técnicas. É bem fácil de entender! Ele também dá dicas detalhadas para todas as categorias da patinação artística no gelo (individual, pares e dança no gelo). Você vai ter acesso a exercícios de aquecimento, alongamento, resfriamento, treino de força, saltos e pliometria, tudo com fotos. O livro também ensina como se prevenir de lesões.
Esse livro é interessante para quem já patina ou quer patinar. Ele é um ótimo material de apoio!
Este é outro livro que temos e usamos bastante para trazer conteúdo aqui para o blog. A proposta do livro é ser um guia o mais completo possível. A autora é uma ex patinadora de elite, instrutora, juíza e e diretora executiva da Associação Profissional de Patinadores.
Neste livro ela apresenta técnicas e métodos de treinamento para todos os níveis e categorias (individual, pares, dança no gelo e sincronizado). Esse livro ensina desde as coisas mais básicas, como sentar no gelo e deslizar pela superfície congelada. Os capítulos estão divididos de acordo com a dificuldade e cobrem todos os movimentos, como spins, saltos e levantamentos.
Outro aspecto interessante deste livro são as dicas que ajudam a decidir a especialidade, escolher os equipamentos adequados e até mesmo sobre nutrição! Também tem informações sobre exercícios para treinar fora do gelo e apresenta a técnica para mais de 100 habilidades do nível básico ao avançado.
Além disso o livro também traz informações sobre as competições, dicas para criar os programas e escolher as músicas, como montar coreografia e escolher a roupa. Outro extra são as informações sobre a pontuação.
Esse livro pode ser útil tanto para fãs do esporte que querem mais informações para acompanhar as competições quanto para atletas que queiram aprimorar suas técnicas. Treinadores também podem fazer um bom uso deste livro, seja para trazer métodos inovadores para as suas aulas ou para ajudar seus alunos a atingirem seus objetivos.
Tessa & Scott: Our Journey from Childhood Dream to Gold
por
Tessa Virtue ,
Scott Moir e Steve Milton
A Tessa Virtue e o Scott Moir são dois patinadores canadenses. Eles são super queridos pelo público e patinam com excelência. Já escrevemos um post sobre eles aqui. Já leram? Eles são medalhistas Olímpicos e já ganharam inúmeras outras competições. Todo mundo que acompanha o esporte conhece os dois.
O livro foi lançado em 2011, mas recentemente foi atualizado com os acontecimentos recentes da carreira deles. Além disso foram adicionamos 3 novos capítulos e mais de 100 fotos novas!O livro conta a história deles desde a infância e lista todas as suas conquistas.
Eles são ícones na patinação artística e vale muito a pena ler sobre a história inspiradora dos dois! É indispensável para fãs dos atletas e para quem gosta de saber mais sobre a vida dos patinadores.
Vocês já leram algum desses livros? Tem vontade de comprar algum? Conta pra gente nos comentários qual desses vocês gostariam de ler! Se tiverem outras dicas escrevam aí também. Estamos pensando em fazer uma segunda parte recomendando outros livros! O que vocês acham?
Até o próximo post!
Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio
deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que
você pagará.
A Netflix produziu uma nova série sobre patinação artística no gelo chamada Spinning Out. A série é sobre uma patinadora que tem que enfrentar uma série de problemas e traumas para salvar a sua carreira, mudando do individual para pares.
A série mostra até bastante da rotina dos patinadores, mas trata de diversos outros temas, como transtornos psicológicos, conflitos familiares, anorexia, pedofilia, etc.
Sobre a parte de patinação, a série começa bem estranha, com acidentes e
lesões bem bizarros, tipo vários casos de lâminas machucando
patinadores. Embora exista realmente casos de lesões sérias causadas por
lâmina (o caso de Jessica Dube, por exemplo), são muito mais comum as
lesões menos espetaculares, como problemas nas costas, joelhos e pé (já leram nosso post sobre lesões?). A
própria lesão da protagonista foi tratada de um modo um tanto estranho.
Um patinador sabe como cair e dificilmente iria ao chão daquela maneira.
Pior ainda foi culpar a mudança de última hora do programa. Elementos
mais difíceis trazem maior chance de queda, mas duvido que algum
patinador profissional culparia uma mudança dessas por um acidente tão
grave, que poderia acontecer em qualquer salto. O risco faz parte da
patinação e estar no limite faz parte de ser um atleta profissional.
A parte da patinação em si me deixou dividido. Inicialmente, achei que as cenas não estavam muito boas. Mas para o final da série achei que melhorou bastante. Não sei se foi falta de tempo ou orçamento, o que levou a equipe a concentrar as melhores cenas nos momentos mais importantes.
Sobre a parte dramática, há pontos altos e baixos. Achei bem interessante ver o comportamento de personagens bipolares. Não tenho conhecimento o suficiente da doença para saber se foi um retrato fiel. Mas no mínimo deu para entender a necessidade do acompanhamento médico e do apoio de amigos e familiares para lidar com o problema. Como não conhecia muito sobre esse quadro, achei bem legal ver o destaque que deram.
Acho
que um ponto negativo da série foi exatamente ter tentado abordar
coisas demais. Por exemplo, a série aborda questões sobre racismo em
determinado ponto e fica a impressão de que foi feito meio às pressas só
por falar. Como se tudo ficasse ignorado e abrisse uma janela no
roteiro em que eles encaixaram determinada situação, do jeito mais
burocrático possível. Em vez de abraçar o mundo, a série faria melhor em
trabalhar menos coisas e dar um destaque melhor a elas.
Na verdade, talvez o maior problema para mim seja que é bem difícil gostar dos personagens. As pessoas tem defeitos, é verdade. Mas acho que vão longe demais e é bem difícil ver algum personagem com quem você realmente se importe. Pessoalmente, tendo a não gostar tanto de programas que dão um foco exagerado no que as pessoas tem de ruim. Esse é o caso aqui.
Um bônus positivo foi a participação do patinador Johnny Weir. Foi interessante ver um patinador atuando e acho que ele se saiu muito bem no papel do Gabe!
Em resumo, é uma série com alguns pontos interessantes e outros nem tanto. Talvez se não fosse pela patinação, eu nem teria terminado, pois é bem mediana. Mas o fato de mostrar bastante o esporte é um grande atrativo. Para quem gosta, vale a pena dar uma chance.
Infelizmente parece que a serie foi cancelada pela Netflix.
Vocês já assistiram? O que acharam? Contem pra gente nos comentários.
Boa semana!
Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio
deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que
você pagará.
O Campeonato dos Quatro Continentes acontece na cidade de Seul, Coréia do Sul , entre os dias 4 e 9 de fevereiro. A página do evento pode ser vista aqui. A página do evento pode ser vista aqui. Os resultados podem ser consultados aqui. O evento pode ser visto no canal da ISU no YouTube.
O Campeonato Europeu acontece na cidade de Graz, na Áustria, entre os dias 22 e 25. A página do evento pode ser vista aqui. Os resultados podem ser acompanhados aqui e o canal oficial do YouTube, com lives e vídeos, aqui. A playlist do evento pode ser vista aqui.