As lesões mais comuns na patinação

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Olá!

Hoje vamos abordar um tópico um pouco chato, mas que afeta muitos patinadores. Toda temporada recebemos a notícia de que algum atleta não poderá participar de alguma competição por estar lesionado. 



Na temporada atual atletas como Polina Edmunds, Julia Lipnitskaya, Adam Rippon, So Youn Park, Satoko Miyahara e Polina Tsurskaya sofreram lesões que os impossibilitou de participar de competições importantes. Mao Asada também está com problemas, embora esteja competindo assim mesmo. Jason Brown também estava lesionado mas já está quase recuperado. Ele vai participar do Nacional, mas seu desempenho será um pouco prejudicado, já que não está conseguindo fazer quádruplos.

Os patinadores sofrem com problemas musculares, ósseos ou nos ligamentos. Parece que a quantidade de horas que passam treinando repetidamente os mesmos movimentos causa um tipo de lesão crônica. Eles continuam treinando mesmo quando já estão fatigados e isso pode causar lesões. Um patinador de elite treina em média 6,5h por dia no gelo (de 5 a 6 dias por semana). Isso dá aproximadamente 1.500 horas por temporada.




Lesões mais comuns

  • Lesões crônicas por uso excessivo dos tendões, como tendinite na canela e no joelho e dor na região lombar
  • Fratura causada por movimentos repetitivos, especialmente no tornozelo, pé e canela
  • Lesão aguda ou fraturas e entorses, especialmente na região lombar, nos quadris, nos joelhos e tornozelo

 A maioria das lesões acontecem durante os meses de setembro e outubro, pois são os meses que antecipam a nova temporada e todos os patinadores estão treinando incansavelmente seus novos programas. A principal falha dos atletas é não descansar adequadamente. Eles precisam separar dias para se recuperar física e mentalmente.



Como os patinadores podem prevenir o risco de sofrer lesões?

  • Fazer aquecimento e desaquecimento adequadamente antes e depois dos treinos e competições
  • Treinar força
  • Treinar flexibilidade
  • Utilizar equipamentos adequados (especialmente botas e lâminas dos patins)
  • Fazer um progresso apropriado nas técnicas de patinação
  • Planejar o período do treinamento dentro e fora do gelo (especialmente adicionando períodos de descanso e recuperação, realizando treinos balanceados)

Infelizmente são problemas bem comuns entre os patinadores. Vamos continuar torcendo para que os patinadores lesionados se recuperem 100% e possam voltar a competir logo! Este ano é muito importante para quem almeja uma vaga nas Olimpíadas e uma lesão pode acabar com esse sonho. Na nossa página do facebook sempre notificamos quando algum patinador se lesiona.


Até o próximo post!



Fonte: Conditioning for Figure Skating, de Carl M. Poe

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo