Como comprar patins

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
Olá pessoal!

Hoje vamos dar algumas dicas para quem está querendo comprar patins de gelo. Infelizmente no Brasil não é fácil de achar. Dá para comprar em sites internacionais, mas é difícil comprar sem experimentar. Uma boa dica é tentar comprar se viajar para fora do Brasil, pois o preço será bem mais barato e você terá mais opções e a possibilidade de experimentar vários modelos.



Aprenda sobre os tipos de patins

Nós já fizemos um post falando sobre os diversos tipos de patins. O patins que você vai comprar depende do esporte que você quer praticar e do quão sério você quer ser. No caso da patinação artística, há três perguntas: qual é a sua idade, em qual categoria você vai treinar e se quer ser um profissional.

Para as crianças, o ideal é comprar patins usados. Isso porque estão em fase de crescimento e logo não vão mais poder usa-los mais. Infelizmente, aqui no Brasil isso pode ser bem difícil, mas é algo bem mais tranquilo para quem mora em países com muitas pistas e lojas de patins.

Para adolescentes, comprar patins novos já é uma ideia melhor. Caso seja apenas para recreação, os modelos mais econômicos já servem. Mas se o adolescente planeja patinar muito ou se tornar um profissional, é necessário comprar modelos melhores e mais caros. Os patins mais básicos não aguentam alguns elementos como saltos duplos ou triplos.

Para adultos, comprar um patins um pouco melhor pode fazer mais sentido. Como não crescem mais, esses patinadores tendem a ficar um longo tempo com os patins, então acaba valendo um pouco mais a pena investir mais alto. Mas caso a pessoa patine muito pouco e não queira gastar dinheiro, mesmo o equipamento mais barato já é bem melhor do que alugar patins sempre que for ao rink.


Pesquise os preços

Definidos os objetivos e o quanto se está disposto a gastar, é hora de pesquisar preços. Algumas páginas no exterior, como da Amazon, podem ser um bom começo. Também é possível ver os modelo de patins mais interessantes e depois procurar por avaliações para ver se são bons mesmo.


Compre o tamanho certo

É muito importante que a bota não seja grande ou pequena demais. O ideal é que seu pé fique bem justo, mas sem impedir os movimentos. Uma dica importante é testar a bota com a meia que você vai usar para patinar. Assim dá para saber com mais certeza se vai ficar bem. Lembrando que não é muito conveniente usar meias grossas demais para patinar, pois atrapalham os movimentos.

Algumas lojas acabam vendendo botas acima do tamanho ideal, que só ficam boas usando duas meias. Se é o caso, saiba que provavelmente o número certo é mais baixo.

Em alguns lugares se usa um equipamento para medir o pé. Quando compramos nossas botas foi assim. O resultado foi muito bom. A bota escolhida ficou na medida certa, me permitindo patinar por períodos mais longos sem as dores que eu sempre sentia com os patins alugados.

Algumas outras dicas para escolher o tamanho ideal:

1 - o comprimento do calcanhar ao dedão deve ser o suficiente para seu pé ficar reto, mas sem deslizar muito.

2 - Não deve permitir movimentos verticais. Seu calcanhar não pode levantar dentro da bota

3 - A palmilha deve ser o suficiente para sustentar a curvatura do pé

4 - Um teste a se fazer é deslizar o pé o máximo para frente com a bota desamarrada, até tocar na parte da frente. Se você consegue colocar um dedo atrás do calcanhar, a bota está grande.

5 - Não compense largura com comprimento. Se a largura não é suficiente para seu pé, é melhor escolher outro modelo mais largo do que simplesmente pegar um número maior dessa bota.


Escolhendo a bota

Já falamos um pouco sobre o tamanho da bota. Agora, vamos falar sobre a bota em si. Para começar, escolha uma bota de patins(evite modelos que parecem uma bota de ski). Não compre nada que não pareça um patins.


Escolha o tipo correto de lâmina

Em geral, quanto mais longa a lâmina, melhor para deslizar. Em compensação, quanto menor a lâmina, mais fácil de manobrar.

Se a lâmina for mais curva, será mais fácil fazer os "turns" (mudar as direções no gelo), mas há menos estabilidade, ao contrário da lâmina mais reta.

Na parte das lâminas, é importante saber qual a categoria desejada. As lâminas para dança são diferentes das outras categorias.


Onde comprar patins

No Brasil, não conheço nenhuma loja esportiva que você possa ir e comprar patins de gelo. Na internet há uma página de uma empresa que é representante de algumas marcas, a Patins Fulop, mas não sei se só trabalham com vendas online. Talvez valha a pena procurar algum rink fixo em sua cidade (se tiver algum) para se informar sobre como comprar os patins no Brasil.

Também é possível comprar em lojas estrangeiras online, como Amazon. O problema é que você não vai poder experimentar para saber se vai ficar bom, o que não é ideal para um equipamento sensível e que pode machucar muito o seu pé se não tiver o tamanho correto. Outro problema é o imposto de importação cobrado, que fica bem caro e ainda te obriga a retirar a encomenda nos Correios. Em compensação, se você já sabe o número para aquela marca, pode acabar sendo uma opção razoável.

A terceira opção é comprar em uma loja no exterior. É altamente recomendável para quem esteja viajando de férias para algum país onde seja mais fácil encontrar patins. Lá será possível encontrar vários modelos e experimenta-los adequadamente. O único problema é que viajar para o exterior não é nada barato, então acaba ficando difícil para muita gente.


Links de lojas online


Segue o link de algumas lojas online que vimos. Não temos nenhuma experiência com elas, pois compramos os nossos pessoalmente no rink Ágora, em Milão. Para quem for para a Itália, eu recomendo, o dono foi muito atencioso. Para as lojas citadas, recomendamos uma pesquisa prévia para ver avaliações de clientes.

Figureskatingstore

Dicas extras

Compre os protetores de lâmina (guards) assim que comprar seus patins. Você não deve andar com a lâmina fora do gelo nunca.

Se possível compre soakers (tipo de protetor de lâminas de tecido e macio) também. Eles são os protetores recomendados para proteger o patins quando estiverem guardados. Também são bons para protegê-los dentro da bolsa durante o transporte.

 Assim que você compra os patins deve levar as lâminas para afiar. Elas não vem afiadas de fábrica. Dependendo do local onde você estiver comprando este serviço estará disponível e pode ser até gratuito.


Esperamos muito que este post seja útil. 
Caso tenham alguma pergunta estamos à disposição.

Até a próxima!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo