Lutz, Flip e "flutz"

sábado, 28 de maio de 2016
Hoje vamos começar a ver os saltos realizados com a ajuda do toe pick. A parte geral de saltos e o Axel foram tratados nesse post aqui, e os saltos feitos de costas e direto pela lâmina foram estudados aqui. Qualquer possível dúvida neste post pode já terá sido explicada nos outros textos.

Hoje vamos ver dois saltos: o Lutz e o flip.

Flip


A origem do flip é incerta. Por volta de 1913 era chamado de Mapes, em homenagem ao patinador Bruce Mapes, mas não se sabe ao certo se foi esse patinador o primeiro a executar o salto.

O flip é basicamente um Salchow com a ajuda do toe pick. Geralmente é executado de costas com o fio interno do pé esquerdo, com o apoio do toe pick do pé direito. O pouso é realizado no fio externo do pé direito.

A preparação é feita patinando para frente primeiro no fio externo do pé direito, depois com o fio externo do pé esquerdo e finalmente executando um 3 turn para se colocar na posição correta para saltar.

Fonte

O flip simples tem uma pontuação básica de 0,5. O flip duplo vale 1,9, o triplo 5,3 e o quádrulo 12,3.

As mulheres geralmente executam o triplo flip nas competições mais importantes. Na competição masculina, tivemos o primeiro quádruplo flip considerado limpo pelos juízes em abril de 2016, por Shouma Uno, durante o Tem Challenge Cup.

Este é um video da patinadora Yuna Kim executando vários flips ao longo da temporada 2009-2010




 

Lutz


O Lutz tem esse nome em homenagem ao patinador Alois Lutz, que executou o salto em 1913. É considerado o segundo salto mais difícil, perdendo para o Axel.

Ao contrário do flip, o Lutz não tem nenhum equivalente sem uso do toe pick. O Lutz também é executado de costas com o fio interno do pé esquerdo, com o apoio do toe pick do pé direito. O pouso é realizado no fio externo do pé direito.

Antes do salto, geralmente os patinadores fazem alguns  crossovers de costas e depois passam um longo tempo deslizando de costas com o pé esquerdo. 



Fonte


O Lutz simples tem uma pontuação básica de 0,6. O Lutz duplo vale 2,1, o triplo 6,0 e o quádrulo 13,6.

As mulheres geralmente executam o triplo Lutz. Alguns homens conseguem executar o quádruplo.


Segue um vídeo de Yuna Kim fazendo uma combinação de triplo Lutz com triplo toe. Prestem atenção ao Lutz, que é o primeiro salto da série





Flutz


O termo flutz não é utilizado para designar nenhum salto que realmente exista. Ele é um apelido usado para descrever um erro comum do salto Lutz: o patinador acaba mudando de fio logo antes de saltar. Nesse caso, a pessoa acaba sem querer executando um flip em vez de um Lutz. Essa é uma falha muito comum, que costuma tirar alguns pontos dos patinadores. Dependendo do caso, pode ser controversa e difícil de reconhecer, necessitando do auxílio de slow motion.

Um caso polêmico envolvendo flutz foi o programa longo feminino das Olimpíadas de Sochi, em 2014. Segundo alguns, a campeã Adelina Sotnikova teria sido beneficiada pelos juízes, que fizeram vista grossa para um flutz que teria sido cometido por ela durante o programa. Muita gente alega que Yuna Kim deveria ter sido campeã, já que seu programa foi mais limpo.

Segue um vídeo que mostra muito bem um flutz



Como diferenciar o flip e o Lutz?


Dá para notar que a diferenciação dos saltos é um pouco difícil. Talvez o detalhe mais fácil de perceber seja que no Lutz o patinador geralmente deslizam por uma longa distância com o pé esquerdo antes de saltar. O problema é que nem sempre isso acontece.

A diferença no fio do patins é o jeito mais seguro (embora difícil) de diferenciar. O Lutz é feito no fio externo e o flip no fio interno.

Segue um bom vídeo mostrando a diferença entre Lutz e flip.




Ficamos por aqui. Agora falta apenas um salto que é usado nas competições mais importantes.
Até mais!

3 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendi porque o salto Lutz é o segundo salto mais difícil.. quero dizer, dá pra entender claramente porque o Axel é o mais dificil (tem menos impulso e meia volta a mais), mas na minha cabeça, saltos com a ajuda do toe picks seriam mais fáceis, não? Não é mais dificil fazer um salto só com o movimento do corpo, ou seja, sem a ajuda do toe pick?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio contraintuitivo mesmo. Talvez uma pessoa que saiba dar os saltos saiba te dar uma resposta melhor. Mas pelo que eu li, a dificuldade está no fato de você patinar em uma determinada curva e na hora do salto ter que girar para o lado oposto. Apesar de parecer patinar reto, antes do salto o patinador está patinando em um círculo bem aberto para um lado e tem que girar para o lado oposto.

      Excluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo