Como são definidos os atletas que vão para as Olimpíadas?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Olá, tudo bem?

Fonte


As Olimpíadas de Inverno já estão próximas. Mas como exatamente os atletas serão escolhidos para PyeongChang?

O processo é explicado neste documento.

O número de vagas é o seguinte:




No campeonato mundial de 2017 serão definidas as vagas por países. No total, serão escolhidas 24 vagas para o masculino e feminino, 19 para dança e 13 para pares. As vagas faltantes ficarão para um evento posterior, o Nebelhorn Trophy, conforme confirmado pela ISU.

A divisão de vagas entre os países se dá conforme a tabela abaixo:



 O que isso quer dizer? Bem, para alcançar 3 vagas, o país deve ter tido no máximo 13 pontos obtidos por 2 atletas no mundial, ou no máximo 2 pontos por um atleta. Para qualificar dois atletas, o país deve ter tido entre 14 e 28 pontos em dois atletas ou 3 a 10 para um atleta. O resto fica com uma vaga, considerada a ordem de classificação dos melhores atletas do país na competição, até que se encerrem as vagas.

E como calcular os pontos? A regra é meio chatinha. Um atleta que não se qualifica para o programa longo fica com 18 pontos. Quem se classificou para o longo, mas não ficou em uma posição melhor do que 16º recebe 16 pontos. Daí para frente o que conta é o número da posição de cada um. Quem fica em primeiro ganha um ponto, segundo ganha 2, e aí por diante.

No Nebelhorn Trophy serão qualificados os melhores atletas de países que não conseguiram a vaga no mundial, até que as vagas tenham terminado.

Para se qualificar, o atleta deve ainda ter no mínimo 15 anos na data de 1º de julho de 2017 e ter atingido índice olímpico em alguma competição oficial da ISU na temporada 2017/2018.

Já a competição de times vai depender do desempenho dos atletas de cada país na temporada 2017/2018, conforme a tabela:



Na competição de times, cada país terá um  homem, uma mulher, uma dupla de pares e uma dupla de dança. Os mais cotados para participar das 10 vagas são Rússia, Canadá, EUA, Japão e Itália.


Daí a grande importância do campeonato mundial de 2017, pois ele influencia diretamente o número de vagas por país. No caso de um país em que apenas um atleta se destaca, um bom desempenho pode praticamente garantir esse patinador nas Olimpíadas, bastando conseguir o índice na temporada seguinte.

Após escolhidas as vagas do país, cada federação tem seu critério de avaliação para decidir qual atleta vai enviar. 

Vocês já estão participando do sorteio de aniversário do blog?
É só clicar na imagem para ver como se inscrever! :)


http://figureskatingbr.blogspot.com.br/2017/01/sorteio-de-um-ano-de-blog.html

Até mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo