Destaques da temporada 2016-2017

segunda-feira, 29 de maio de 2017
Olá, tudo bem?

Agora que  acabou a temporada, é hora de relembrarmos alguns momentos marcantes.


Feminino


No feminino, tivemos mais um ano de domínio absoluto de Evgenia Medvedeva, que venceu tudo o que disputou, aproveitando para quebrar alguns recordes no processo. Sua liderança foi ainda mais absoluta do que na temporada anterior.

Apesar disso, tivemos uma temporada com menor domínio russo. Embora 4 russas tenham chegado a final do Grand Prix, o segundo lugar raramente foi para alguma delas. Satoko Miyahara ficou em 2º lugar no Grand Prix, mas acabou abandonando o resto da temporada por causa de uma contusão. Em seu lugar ficaram as canadenses Kaetlyn Osmond e Gabrielle Daleman, que conseguiram chegar ao pódio do mundial.

Das russas, Anna Pogorilaya fazia uma temporada muito boa até o longo do Mundial, quando acabou tendo má atuação. Maria Sotskova teve uma ótima temporada de estreia, mas não tem tido sucesso em chegar ao pódio nas competições mais disputadas. Elena Radionova não tem repetido as boas atuações da temporada passada, embora ainda fique nas primeiras posições. Vamos ver se ela se recupera.

As novatas mais promissoras certamente foram Maria Sotskova e Mai Mihara, que parece ter ocupado de vez o segundo posto do Japão.

Essa temporada também marcou a primeira vitória brasileira em um evento internacional da ISU. Isadora Williams venceu o Sophia Trophy, mostrando que cresceu como patinadora. 

No junior, temos Alina Zagitova, que vem disputando em pé de igualdade com as principais russas no campeonato nacional. O mesmo pode ser dito de Marin Honda no Japão. Além delas, destacamos também Anastasiia Gubanova, que costuma ter apresentações lindíssimas.


Masculino


 Tivemos um ano em que alguns dos principais atletas não foram muito bem na maior parte do tempo. Javier Fernandez esteve bem fora de forma, mesmo quando ganhou o Europeu. Patrick Chan também teve dificuldades na maior parte da temporada.

Yuzuru Hanyu misturou bons e maus momentos. Raramente fez apresentações limpas, mas o grau de dificuldade dos elementos e sua parte artística acabaram conseguindo suplantar algumas apresentações irregulares. Não dá para dizer que alguém que venceu o Grand Prix e o Mundial foi mal, mas  a irregularidade dele tem sido um motivo de preocupação. Ainda assim, destacamos o ótimo programa longo no mundial, que foi o momento em que vimos todo o potencial dele.

Alguns patinadores jovens tem evoluído bastante. Destaque para Nathan Chen, que venceu o Campeonato dos 4 Continentes, com seus 5 quádruplos no longo. Certamente foi a revelação da temporada. Shouma Uno conseguiu ir ainda melhor do que na temporada passada, e conseguiu ficar no pódio tanto no Mundial quanto no Grand Prix. Parece que está chegando a hora em que vai ser campeão de alguma das mais importantes competições internacionais.

No junior, há alguns russos  promissores, como Dmitri Aliev e Alexander Samarin. Imagino que não demore muito para eles ocuparem postos no sênior, já que os atletas de agora não tem tido resultados muito consistentes. Já os EUA podem ter mais um grande nome, se Vincent Zhou continuar evoluindo.

Pares



A China mostrou grande força na categoria, com destaque para os Yu Xiaoyu / Zhang Hao e Sui Wenjing / Han Cong. Destaque também para a Alemanha, com Aliona Savchenko / Bruno Massot, que ficaram em 2º lugar tanto no Europeu quanto no Mundial. Finalmente, temos Evgenia Tarasova / Vladimir Morozov, da Rússia, que venceram o Grand Prix.

No júnior, destacamos os australianos Ekaterina Alexandrovskaya / Harley Windsor, que venceram o Mundial. A Austrália vem aos poucos apresentando novos nomes na patinação. Vamos ver quais frutos serão colhidos com esse projeto. Mas esse par promete.


Dança


A temporada foi dominada  pelos canadenses Tessa Virtue / Scott Moir, seguido de perto pelos franceses Gabriella Papadakis / Guillaume Cizeron, que foram a grande revelação da temporada. Os campeonatos tem sido bem disputados por essas duplas, que treinam juntos no mesmo rink, conforme falamos aqui.

Os americanos Maia Shibutani / Alex Shibutani também tem tido boas atuações e contam com várias boas atuações.

No júnior, o destaque é para os americanos Rachel Parsons / Michael Parsons, que venceram tanto o Grand Prix quanto o Mundial.


E vocês, tem algum destaque da temporada passada?

Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo