Equipamentos de proteção para patinadores iniciantes

sábado, 10 de junho de 2017
Boa noite!

A patinação no gelo parece um esporte bem perigoso, né? Para quem está começando, pode ser bom utilizar alguns equipamentos para dar mais segurança. Aqui no Brasil as pistas costumam obrigar todo mundo a usar alguns equipamentos básicos, como capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas. Hoje resolvemos falar um pouco sobre esses equipamentos e mostrar as melhores opções disponíveis. Essas dicas são mais para quem patina por diversão e quer levar seus próprios equipamentos para não usar os que as pistas oferecem. Se você faz aulas com um profissional, não precisa utilizar estes itens (a não ser que ele recomende), pois eles podem atrapalhar seu desempenho. Vamos lá!


 Fonte


Capacetes

O uso de capacetes é obrigatório nas pistas do Brasil. O ideal é usar capacetes feitos para skatistas ou patinadores inline. Existe também o ice halo, que parece a melhor opção de equipamento de proteção para cabeça, já que é confortável e funcional. Os capacetes de hóquei também podem ser usados. Os de ciclismo devem ser evitados (especialmente por crianças), pois seu formato força a cabeça para a frente e pode ser prejudicial quando o patinador cair de costas. O capacete deve servir perfeitamente. Se for muito apertado ou muito largo não será capaz de proteger o patinador dos impactos apropriadamente.

Fonte


Joelheiras e cotoveleiras

As joelheiras e cotoveleiras devem ser próprias para patinadores, pois eles precisam ter liberdade nos joelhos e cotovelos para executar os movimentos. Esses equipamentos devem servir perfeitamente e ser bem flexíveis. Os patinadores devem evitar joelheiras e cotoveleiras de plástico ou outro material duro, pois causam mais problemas do que ajudam. As joelheiras de futebol são as mais recomendadas. Esses itens são obrigatórios nas pistas por aqui.

Fonte


Protetores de pulso

Esse equipamento é bem útil caso o patinador tenha o hábito de tentar se apoiar nos braços no momento da queda. Especialmente patinadores adultos tem esse hábito por causa do instinto. É uma reação natural tentar utilizar os braços quando percebemos que vamos cair. Esses protetores não são obrigatórios nas pistas.

Fonte


Luvas

É o equipamento mais útil de todos e seu uso era obrigatório em quase todas as pistas de que já visitamos. Quando os patinadores iniciantes caem, tendem a colocar as mãos no gelo. Nesse momento outro patinador pode passar rapidamente com a lâmina nas mãos de quem está no chão. Sem as luvas, o patinador terá seus dedos cortados. Já com uma luva, mesmo que muito fina, sua mão apenas vai doer ou ficar levemente machucada. Ela também evita que sua mão queime se você encostar no gelo. Na nossa opinião a luva é o equipamento que mais evita lesões na patinação no gelo. A luvas também são muito utilizadas por patinadores profissionais, que geralmente fazem um modelo exclusivo combinando com a roupa. As luvas de hóquei devem ser evitadas, pois são muito pesadas.


Fonte


Butt pads

 Butt pad é uma bermuda acolchoada para proteger a região do quadril. É um equipamento muito útil para patinadores que já estão treinando saltos e outras manobras mais difíceis e tem muito medo de se machucar. Eles dão confiança para o patinador nesses casos, pois ao usá-los esse medo diminui. Também dá para comprar as almofadinhas e encaixar por dentro da roupa Se você patina por lazer e cai frequentemente pode querer adquirir um desses. Não é um item obrigatório nas pistas. Lembrando que eles não tiram a dor 100%, mas aliviam bastante.



Fonte



Se você tem uma pista de gelo na sua cidade e patina com frequência, pode ser bom ter seu próprio kit. Geralmente os equipamentos oferecidos nos rinks não são os melhores e na maioria das vezes são largos ou apertados demais (e muitas vezes mal higienizados). Esperamos que com essas dicas você possa ter um desempenho melhor durante suas horas de patinação, sem ter que ficar se preocupando com as joelheiras caindo.


Edit: Conforme o comentário da Kiara, os equipamentos servem mais para iniciantes que praticam sem orientação ou para quem patina apenas para se divertir. Geralmente quem pratica o esporte com professores especializados não precisa usar. Aqui no Brasil o uso de alguns equipamentos é obrigatório, como citamos no início do post. Segundo a Kiara, os profissionais estão tentando abolir isso. Vamos torcer para que o uso dos equipamentos de proteção deixe de ser obrigatório, sendo indicado apenas para os casos citados anteriormente. Deixamos também nosso agradecimento à Kiara pelas informações.

Até o próximo post!


2 comentários :

  1. Boa noite, sou treinadora de Patinação Artística no gelo, prático o esporte há muitos anos e venho, juntamente com outros profissionais da área, lutando contra a exigência desses equipamentos na prática esportiva da patinação artística.
    Deixo claro que, quando se trata de pessoas acompanhadas de um profissional e praticando a Patinação como esporte, o uso deve ser abolido, mas no caso de iniciantes, sem qlqr orientação ou acompanhamento de um profissional, apenas como entretenimento, o uso realmente é indicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kiára, tudo bem? Que bom ler seu comentário! Nós também achamos que os equipamentos não devem ser usados nesses casos. Mas como aqui nas pistas recreativas alguns são obrigatórios, achamos legal informar as melhores opções. Tirando a luva, no geral eles mais atrapalham quem está praticando o esporte. Nosso sonho é que deixe de ser obrigatório também. Todas as pistas que visitamos fora do Brasil não tinham essa obrigatoriedade. Nunca entendemos porque aqui é assim. Imaginamos que tenha alguma lei relacionada a isso. Você sabe alguma coisa sobre isso?

      obrigada mais uma vez. É sempre bom receber um comentário de um profissional. Vamos adicionar essa observação ao post!

      Excluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo