Categorias da patinação artística

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Talvez a coisa mais básica para saber sobre patinação seja diferenciar as categorias. De início, pode parecer um detalhe pequeno, mas na verdade as apresentações são muito diferentes entre si. Todos tem sua categoria favorita. No meu caso, gosto mais das apresentações femininas, mas também me interesso bastante pelas masculinas.Vamos às modalidades:


Masculino

 Apresentação individual dos homens, onde eles apresentam saltos, giros e outros elementos. Hoje em dia, o grande destaque são os saltos quádruplos, no qual o patinador dá quatro voltas durante um salto. Eles valem muitos pontos, e são usados pelos melhores patinadores da atualidade.

Loop quádruplo


O principal nome nessa categoria é Yuzuru Hanyu, do Japão. Ano passado ele quebrou o recorde mundial nos programas curto e longo. Além disso, é o atual campeão olímpico.

Yuzuru na final do Grand Prix de 2015


Feminino

Segue a mesma lógica da apresentação masculina. As mulheres não tem tanta força física quanto os homens, e por isso ainda não há nenhuma hoje em dia capaz de dar saltos quádruplos em competição. Em compensação, são mais flexíveis, levando a giros mais difíceis e bonitos. O destaque da competição é o triplo axel, salto que pouquíssimas patinadoras dominaram ao longo da história e que costuma fazer a diferença quando bem executado.

Triplo axel

Combinação de giros


Ao contrário dos homens, não há uma dominância tão grande de uma atleta. Mas o destaque vai para a atual campeã do Grand Prix, Evgenia Medvedeva.

Evgenia na final do Grand Prix de 2015


Pares 

Dupla composta por um homem e uma mulher. Além de saltos e giros, há movimentos específicos para pares, como a espiral da morte, os saltos lançados e os levantamentos.


Par executando a espiral da morte. 
Fonte


Dança

Modalidade um pouco parecida com os pares, mas com algumas diferenças. Os atletas não podem dar saltos, giros ou levantamentos que elevem a mulher acima do ombro do homem. Em vez disso, o foco é no trabalho de pés e nos movimentos que expressam a dança.

Há controvérsia quanto a essa categoria por causa dos critérios subjetivos para julgamento das notas, quando comparado aos pares e simples. Com toda polêmica que a pontuação de um salto possa ter, ainda é mais fácil julgar se as rotações foram feitas e se a postura estava certa do que observar a harmonia da dança. Apesar disso, a dança no gelo faz parte inclusive das Olimpíadas de Inverno.

Casal dançando em competição


Sincronizado

Competição que ainda não é disputada nas Olimpíadas, mas que vem ganhando muito espaço. Em 2015, foi disputada pela primeira vez na final do Grand Prix. São times de 8 a 20 patinadores que fazem vários movimentos mantendo a harmonia entre os integrantes. A equipe faz algumas figuras, como círculos e linhas.

Apresentação de patinação sincronizada
Fonte


Vou ficando por aqui.
Quais são as suas categorias favoritas?

Até semana que vem!

https://amzn.to/2SHF03C





Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.

5 comentários :

  1. Nunca soube bem a diferença entre pares e dança XD Agora entendi! Eu prefiro feminino e masculino :)

    ResponderExcluir
  2. Os pares são parecidos com o masculino e feminino, só que em dupla. É por isso que eu também prefiro, já que também gosto mais do masculino e feminino.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber com qual idade uma criança pode começar a competir, e em qual 'categoria (senior, junior, etc.)'ela começa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As competições dependem mais das habilidades dominadas pelo patinador do que da idade em si. É possível ter até mesmo crianças de 4 ou 5 anos competindo. As categorias variam em cada país e tem como base o conhecimento de habilidades de patinação (saltos, spins, turns, etc...). A categoria junior da ISU tem como limite mínimo a idade de 13 anos. Mas isso não quer dizer que o patinador não possa competir em eventos júnior ou até mesmo sênior dentro do próprio país. A Young You, por exemplo, venceu o sênior da Coreia do Sul com 12 anos, mas só agora consegue competir em eventos internacionais júnior.

      Excluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo