O fim do anonimato na patinação

sábado, 11 de junho de 2016
Olá, tudo bem?

Tivemos uma notícia muito importante essa semana. Quem já viu o post sobre  pontuação, sabe que uma das mudanças no novo sistema de pontuação foi garantir o anonimato dos juízes. A ideia era impedir que eles pudessem sofrer pressão externa das federações na hora de julgar os atletas.


patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


Essa regra sempre foi polêmica. Se por um lado o anonimato pode impedir essa pressão, há bons argumentos contra essa medida. Os críticos dizem que impedir o público de saber qual juiz deu cada nota prejudica a transparência. Durante o escândalo de Salt Lake, em 2002, o fato de todos saberem qual juiz deu a nota fez com que a juíza francesa fosse pressionada e acabasse confessando o escândalo. Se houvesse anonimato, seria impossível descobrir esse tipo de manobra.

Essa polêmica piorou após as Olimpíadas de 2014 em Sochi. O resultado final da categoria feminina foi muito contestado. Há quem considere que a juíza russa Alla Shekhovtsova pode ter beneficiado a atleta da casa Adelina Sotnikova, prejudicando a favorita Yuna Kim. Shekhovtsova era mulher do diretor geral da Federação Russa de Patinação Artística, Valentin Piseeve.


patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


Uma das declarações mais fortes na época foi da patinadora Ashley Wagner, que na época declarou que o anonimato deveria acabar.

Finalmente, em uma reunião no dia 8/6/2016, a ISU determinou o fim do anonimato para todas as competições ligadas a entidade. Foi uma votação arrasadora, na qual apenas um delegado se opôs. Dentre as razões para a mudança, os participantes elencaram a maior transparência, necessidade de melhorar a confiança do público no sistema e desencorajamento de teorias da conspiração envolvendo juízes e atletas. Com mais informações disponíveis, diminui o espaço para especulações.

Só o tempo dirá se a nova regra realmente vai trazer os benefícios esperados ou se vai mesmo acabar aumentando a pressão de membros de federações sobre juízes, como se acreditava ao criar o anonimato. A mudança vale a partir da próxima temporada e então poderemos ver seus resultados.

E vocês, o que acham melhor, anonimato ou transparência?

Até mais!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo