Warm-up - Tudo sobre o aquecimento dos patinadores

segunda-feira, 13 de março de 2017
Olá!!

Hoje vamos falar sobre o warm-up, que é o aquecimento que os patinadores fazem antes de treinar e competir.


Fonte


O warm-up é muito importante para o desempenho dos patinadores. É assim que eles ficam preparados para executar seus programas. Isso inclui atividades fora e dentro do gelo.

 Quando tem competições, sempre vemos os 6 minutinhos de warm-up, para que os patinadores se aqueçam e os técnicos possam ajustar alguns detalhes finais. Esses 6 minutinhos devem ser muito bem aproveitados. Os patinadores devem treinar seus saltos, spins, lifts (levantamentos) e movimentos de dança.


Warm-up geral

Neste tipo de warm-up os patinadores fazem atividades aeróbicas entre 5 e 8 minutos. Alguns exercícios que eles fazem nesse momento são: pular corda, correr no mesmo lugar e step-ups (subidas e descidas em uma caixa). Em seguida eles fazem entre 10 e 20 minutos de alongamento. Nesse momento eles devem alongar cada junta do corpo, como pescoço, ombros, cotovelos, pulsos, quadris/tronco, lombar, joelhos e tornozelos.


Fonte


Warm-up específico

Este tipo de warm-up utiliza movimentos que simulam o que os patinadores farão no gelo. Cada categoria (individual, dança e pares) tem seu warm-up específico. Vejam alguns exemplos a seguir:

Individual: Giros no ar, saltos com rotação, saltos/movimentos pliométricos de baixa intensidade e executar a coreografia dos programas.

Pares: Giros no ar, saltos com rotação, levantamentos de pares (pair lifts), saltos/movimentos pliométricos de baixa intensidade e executar a coreografia dos programas.

Dança: saltos/movimentos pliométricos de baixa intensidade, levantamentos de dança e executar a coreografia dos programas.


Fonte


Além disso, os técnicos podem ajustar o warm-up específico de acordo com as dificuldades do patinador.  A duração do aquecimento também depende de qual programa o patinador está treinando. Quando o treino é para o programa longo eles precisam de mais tempo praticando fora do gelo.

Patinadores que fazem os aquecimentos adequadamente tem os seguintes benefícios:

1. Melhora da frequência cardíaca e da circulação sanguínea
2. Melhora da temperatura dos músculos do núcleo
3. Melhora na velocidade e força muscular
4. Melhora da troca de oxigênio nos músculos trabalhados
5. Melhora a atividade do cérebro e dos pulmões, fazendo com que o uso do oxigênio seja mais eficiente e a respiração adequada
6. Melhora a coordenação
7. Reduz o risco de lesões (leia nosso post sobre lesões aqui)


Fonte


Como esse tema é bem extenso, vamos fazer posts mensais falando sobre diversos treinamentos off-ice. Também deixei para falar sobre o treino de flexibilidade depois para que este post não ficasse longo demais. Também já estamos preparando um post sobre Cool-down (esfriamento) para a próxima semana. Fiquem de olho! :)
Espero que tenham gostado do post!
Até a próxima!


Fonte: Conditioning for Figure Skating de Carl M. Poe 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo