Treinamento de força

segunda-feira, 24 de abril de 2017
Olá, tudo bem?

Força pode ser definida como a habilidade para produzir ou resistir à força. É essencial para um patinador em vários elementos. Por isso, esse treinamento deve ser feito por patinadores em qualquer nível, desde o iniciante até o profissional. Além de auxiliar no desempenho do patinador, esse tipo de treinamento também ajuda a prevenir lesões.

Fonte


Os patinadores precisam aguentar muitos impactos nos tornozelos, joelhos, juntas dos quadris e na região lombar. Esses impactos podem alcançar até 3 vezes o peso dele no momento da execução do salto e até 9 vezes no pouso. Se considerarmos que os atletas realizam vários saltos rotineiramente e que muitas vezes são adolescentes cujo corpo ainda não está totalmente formado, esse problema fica ainda maior.

Alguns dos grupos musculares a serem trabalhados são os quadríceps, glúteos, abdominais e gastrocnêmio, entre outros.

Fonte


Os abdominais são parte importante do treinamento e podem ser realizados com algumas variações. Levantamento de peso também é um exercício comum, principalmente para os homens nos pares, já que é necessária grande força para sustentar a parceira em alguns saltos lançados e lifts. Flexões e agachamentos também são alguns importantes exercícios.


Alguns princípios devem ser observados no treinamento de força:

1. Frequência - geralmente, o treinamento de força é feito pelo menos duas ou três vezes por semana

2. Duração - em geral as sessões duram de 45 a 55 minutos

3. Volume - geralmente são 3 a 4 séries de 20 repetições por exercício

4. Intensidade - diz respeito ao peso que o patinador vai levantar por repetição

5. Descanso - é importante observar não só o intervalo de descanso adequado entre os exercícios como também o descanso entre as sessões de treino, que deve ser de pelo menos 24 horas.

6. Tipo de exercício - variar o tipo de exercício para atender diferentes necessidades, além de realizar séries para evitar desbalanceamento muscular, que pode levar a lesões.

7. Ordem dos exercícios - geralmente se parte de exercícios que trabalham múltiplas partes para movimentos mais específicos.


É aconselhável que esse tipo de exercício seja acompanhado por um profissional qualificado, principalmente  quando a intensidade é maior ou há alguma questão sensível em relação ao patinador (ser idoso ou muito jovem, por exemplo)

Um exemplo de programa de treinamento de força pode ser visto aqui. Há alguns vídeos mostrando treinamento de força para patinadores, como este.



Até mais!


Fonte: Conditioning for Figure Skating. Carl M. Poe

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo