Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron

sábado, 29 de abril de 2017
Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre os atletas franceses Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron.

Fonte

Gabriella Papadakis nasceu em 1995, em Clemont-Ferrand. Guillaume nasceu na cidade de Montbrison, em 1994. É filho do dono do Auvergne Clermont Dance Club Ice, na cidade de
Clemont-Ferrand.

Ao contrário de alguns patinadores, que possuem muitos parceiros de dupla ao longo dos anos, eles estão juntos desde os 8 e 9 anos. Foi a mãe de Gabriella, Catherine, quem percebeu o potencial. Ela foi a primeira treinadora da dupla.
O primeiro mundial júnior foi no ano de 2010 e a dupla terminou na 22ª posição. Com o passar dos anos, eles foram evoluindo. No mundial de 2011 eles terminaram em 12º, em 2012 em 5º e em 2013 em 2º. Na temporada 2013-2014 eles fizeram a estreia no profissional. O destaque foi a 2ª posição no campeonato francês. Eles não estiveram nas Olimpíadas de Sochi. Ainda em 2014, eles passaram a treinar no Canadá.

Na temporada seguinte a dupla teve uma grande evolução. Conseguiram um 3º lugar na final do Grand Prix de 2014 e vitórias no Europeu e no Mundial de 2015. Infelizmente, a dupla sofreu um sério problema ainda nesse ano. Gabrielle caiu durante um treino e machucou a cabeça. Ela ficou imóvel por um longo tempo no gelo, sem ser capaz de se mover ou falar nada. Mesmo depois de socorrida, a lesão causou problemas de equilíbrio e na fala.

Felizmente, Gabrielle não só recuperou a saúde como pôde voltar às competições. Em 2016, eles voltaram a vencer o Europeu e o Mundial.

Na temporada 2016-2017 a dupla viu sua liderança ser ameaçada pela dupla Tessa Virtue/Scott Moir, que voltaram da aposentadoria. Os canadenses venceram os franceses tanto na final do Grand Prix quanto no Mundial. Apesar disso, a dupla conseguiu quebrar o recorde do programa longo no Mundial, com 119,51. Esse resultado dá esperanças de que a jovem dupla eventualmente consiga vencer Virtue/Moir, que até aqui parecem imbatíveis.

Comparando os dois com os outros patinadores que já falamos aqui, dá para perceber que na dança o timing é diferente. Geralmente, o amadurecimento é mais lento, de forma que os patinadores são mais velhos quando se tornam competitivos. Essa é uma vantagem da dupla francesa: eles ainda são jovens e mesmo assim já estão obtendo ótimos resultados.

Gabrielle e Guillaume tem personalidades bem diferentes. Ela é mais tímida, tem problemas de concentração e é mais sonhadora. Ele é realista e geralmente fala muito mais nas entrevistas. Essa diferença poderia gerar conflitos, mas acaba fazendo com que se complementem. Eles raramente se desentendem.

A dupla tem buscado por apresentações diferentes do normal, experimentando coisas novas e deixando de lado os clichês das provas de dança.

Uma curiosidade interessante é que Papadakis/Cizeron treinam no mesmo local que seus maiores rivais, a dupla Virtue/Moir. Apesar da rivalidade, eles tem boas relações.


E então, qual patinadores vocês querem ver a seguir?

Até mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo