Preparação psicológica para competições

terça-feira, 4 de julho de 2017
Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar de um tema crucial para os atletas: o equilíbrio psicológico. Para quem acompanha as competições de patinação, é muito comum ver atletas irregulares. Algumas vezes podemos ver toda a capacidade deles e em outras eles falham em praticamente tudo que tentam, acabando por ficar muito abaixo de suas habilidades. Não é raro que chorem muito no kiss and cry exatamente por saberem que poderiam fazer muito melhor do que fizeram. Claro que há uma série de fatores envolvidos no desempenho: um atleta contundido, por exemplo, pode acabar tendo um desempenho muito abaixo de sua capacidade. E mesmo um patinador sem lesões tem seu dia ruim. Patinação é um esporte de risco e ninguém é uma máquina que acerta 100% dos saltos. Mesmo os atletas mais consistentes, como Evgenia Medvedeva, já erraram elementos durante campeonatos importantes. A queda faz parte do esporte.

Fonte


O problema é quando isso começa a acontecer com muita frequência e a se relacionar com o mau gerenciamento das pressões, principalmente antes de competições importantes. Qualquer um que tenha tentado fazer algum elemento de patinação (mesmo os mais simples) sabe que o melhor caminho para terminar sentado no gelo é ficar repetindo para si mesmo: "não vou conseguir" ou "eu vou cair" enquanto patina. Outro péssimo hábito é prestar atenção no que os outros vão pensar de você em vez de se concentrar no que está fazendo. Em geral, você só consegue fazer alguma coisa que seja difícil para você se acreditar que consegue. Por ser um esporte onde o aspecto psicológico é muito importante, a preparação mental é fundamental, principalmente para os atletas de elite.

Há algumas técnicas frequentemente empregadas pelos atletas para lidar com tudo isso. Uma delas é tentar planejar bem as competições. Quando você já tem estabelecidos os horários em que vai fazer cada coisa, desde a chegada ao local da competição até a apresentação em si, acaba sendo mais fácil se concentrar em uma coisa só de cada vez, deixando o temido momento da competição mais para frente. Além disso, uma viagem bem planejada evita surpresas desagradáveis que nada tem a ver com a competição, como se perder ao chegar em algum lugar desconhecido ou não deixar tempo o suficiente para fazer as atividades necessárias. Tudo isso ajuda a diminuir o estresse.

Fonte

Outras ferramentas para ajudar os atletas são técnicas de relaxamento e de concentração. Há vários exercícios que podem ajudar alguém a relaxar quando precisa (como pensar na multidão que vai te ver no dia seguinte bem na hora de dormir) ou se concentrar no que deve fazer a seguir, esquecendo todo o mundo ao seu redor, o que acontece na hora da competição.

Uma técnica também empregada é estabelecer metas e modos de atingi-las. Isso também ajuda a se focar apenas no que fazer a seguir e como atingir a meta mais próxima em vez de olhar para o quadro todo e perder o foco. É mais fácil se concentrar na entrada do primeiro salto do que deixar sua mente repetindo que tem que acertar 5 quádruplos para vencer uma competição, por exemplo.

Alguns patinadores utilizam a técnica de visualização. Nela o patinador se vê em sua mente executando o programa todo. Isso ajuda a aliviar a tensão e se focar nas ações e não nas pressões. Além disso, faz com que as ações sejam mais automáticas e precisas, pois você vai estar simplesmente "repetindo" algo que acabou de fazer (em sua mente).

Também é fundamental ter o apoio do técnico e (se possível) de um profissional especializado em psicologia esportiva. O técnico é quem vai dar ao atleta a confiança de que todo o treino realizado até então o preparou para estar lá.

Fonte

É necessário lembrar que não podemos controlar os estímulos externos que chegam até nós, mas podemos escolher o que fazer com eles. Por exemplo, uma queda em uma combinação de saltos pode fazer com que o patinador se desespere e erre todos os saltos depois dela. Já outros se focam em improvisar uma combinação em um elemento posterior, enfrentando o problema de um jeito mais prático. Uma vez lemos uma entrevista da Evgenia Medvedeva na qual o repórter perguntou como ela lidava com as expectativas e pressões agora que ela vencia tudo. A resposta dela foi bem interessante. Ela disse que se as pessoas esperavam muito dela é porque a reconheciam como patinadora e confiavam em sua capacidade. Para mim, isso mostra como algo que poderia ser considerado ruim por muita gente pode ser interpretado como uma coisa boa, ajudando a aumentar a confiança em vez de gerar um peso.


E vocês, conhecem alguma técnica que os atletas usam para lidar com a pressão?

Até a próxima!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo