Sui Wenjing e Han Cong

domingo, 9 de julho de 2017
Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre o par chinês Sui Wenjing e Han Cong.


Fonte

Sui Wenjing e Han Cong nasceram na cidade de Harbin, no nordeste da China. Começaram a patinar com 6 anos, influenciados pelas Olimpíadas de 2002, na qual o par chinês Shen Xue/Hongbo Zhao obtiveram a medalha de bronze. Eles começaram a parceria em 2007. Sui não tinha nenhuma experiência anterior na categoria pares, mas Han teve outra parceira anteriormente, embora não tenha sido possível localizar o nome.

Em 2009-2010, o par venceu o campeonato chinês, o Grand Prix Junior e o Mundial Junior. Em 2010-2011, eles estrearam no sênior com um bronze na final do Grand Prix, além de vencer novamente o campeonato chinês. Nos juniores, venceram uma etapa do Grand Prix Junior e o Mundial.

Nessa mesma temporada, eles se envolveram em uma controvérsia relacionada à idade. Segundo a página da federação chinesa, Sui nascera em maio de 1997, enquanto no registro da ISU sua data de nascimento é de julho de 1995. Han tinha a data de março de 1989, enquanto na ISU constava agosto de 1992. Esse mesmo problema aconteceu com alguns outros patinadores chineses. No caso deles, isso levantava questões importantes, pois faria com que Han fosse velho demais e Sui nova demais para participar de algumas competições no júnior. A Federação Chinesa alegou que a discrepância fora causada por um erro interno e que a idade correta era aquela registrada junto à ISU.

Em 2011-2012, o par continuou se dividindo entre as competições júnior e sênior. Nas primeiras eles obtiveram vitórias na final do Grand Prix e no Mundial Júnior. Já entre os profissionais, o ponto alto foi a vitória no Campeonato dos Quatro Continentes, a primeira deles em um grande evento sênior. A temporada 2012-2013 foi marcada por uma lesão, que deixou o par longe dos primeiros lugares. Sui teve uma inflamação em um osso.

Na temporada olímpica de 2013-2014, os resultados nos eventos do Grand Prix e o segundo lugar no campeonato chinês não foram o suficiente para que eles fossem selecionados para o time que foi para Sochi (a China só tinha uma vaga nos pares para as Olimpíadas). Apesar disso, eles conseguiram vencer o Campeonato dos Quatro Continentes pela segunda vez na carreira. Já em 2014-2015, o par teve um bom desempenho no Grand Prix (medalha de bronze) e no Mundial (medalha de prata).

Em 2015-2016, o par passou por uma situação difícil. Sui teve uma séria lesão bem no início da temporada e teve que fazer cirurgia nas duas pernas. Segundo ela, foi necessário reaprender a andar após o procedimento. Enquanto isso, Han tentou treinar sozinho.

Por fim, Sui voltou aos treinos. Segundo ela, a experiência fez com que valorizasse mais a patinação. Eles voltaram às competições no Campeonato dos Quatro Continentes, vencendo pela terceira vez a competição. Mas o mais importante foi a vitória no Mundial, com um programa longo emocionante. Com o resultado, o par ainda ajudou a garantir 3 vagas para China, o que torna mais fácil a classificação deles para as Olimpíadas.


Fonte


Muito se especula sobre um relacionamento entre os dois, já que não é incomum na China que duplas de dança ou pares acabem formando um casal. No entanto, não parece ser o caso deles. Embora sejam muito próximos, eles são apenas amigos.


Por hoje ficamos por aqui.

Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo